fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO

4 dicas incríveis para decorar gastando pouco!

29/08/2018

4 dicas incríveis para decorar gastando pouco!

Quando se fala de decoração de imóvel, muita gente vira a cara. Isso porque alguns consideram que os custos envolvidos são altos, enquanto outros sentem muita dificuldade em personalizar o próprio lar sem a orientação de um arquiteto. Mas e se disséssemos que é possível, sim, decorar gastando pouco e sendo você o autor das mudanças na sua residência?

Para comprovar isso, listamos 4 dicas práticas e criativas para você aplicar nos ambientes e torná-los muito mais bonitos e agradáveis para receber os amigos e os convidados — além, é claro, de deixá-los com a sua cara. Confira!

1. Renove o piso com tapetes

Está cansado do seu piso, mas não quer recorrer ao quebra-quebra para trocar o revestimento dele? Sem problemas! É possível renová-lo de uma maneira muito mais simples e rápida do que você imagina: com o uso de tapetes.

Na sala e nos quartos, por exemplo, dá para investir em modelos quadrados e/ou retangulares com o topo felpudo — o que deixa ambos os espaços mais aconchegantes e convidativos. Já na varanda e no home office, você pode inserir versões curvilíneas e com estampas coloridas, que são mais modernas e joviais.

2. Aposte em luminárias diferenciadas

Outra dica simples sobre como decorar gastando pouco é deixar de lado a tradicional lâmpada no teto dos cômodos e diversificar as fontes de luz na sua casa com luminárias.

Com isso, você consegue otimizar a iluminação nos ambientes e realçar determinados cantos de cada um deles, como a estante de livros (na sala), a mesa de jantar (na sala de jantar) ou o jardim vertical (na varanda).

Para facilitar a escolha delas, uma sugestão é pensar no estilo de décor da residência. Se for industrial, pendentes aramados e com cabos longos são uma ótima pedida. Por outro lado, se for contemporâneo, o ideal é apostar em arandelas em sequência na parede e luminárias de chão com coluna articulada.

3. Use cores vibrantes nas paredes

Ao pintar paredes brancas e que estão com o tom desbotado é possível dar uma cara nova ao espaço, trazendo mais vida e dinamismo para ele. Mas calma! Isso não significa que é para pintar todas as superfícies do imóvel. Ao contrário, a proposta é escolher paredes específicas dos recintos e adotar o chamado color blocking (bloco de cor, em português).

Essa tendência do design de interiores consiste em criar, como o próprio no sugere, blocos de tonalidades vibrantes que se destacam e chamam a atenção no ambiente, mas sem destoar ou criar contrastes visuais com a mobília, os estofados, os revestimentos ou os objetos do local.

Caso fique em dúvida sobre que cor usar, basta dar uma conferida no catálogo da Pantone. Em 2018, por exemplo, alguns tons em alta são: o vermelho-laranja cherry tomato, o amarelo meadowlark e o laranja russet.

4. Adquira objetos de época

Por fim, que tal fazer uma visita a antiquários, brechós e feiras de antiguidade da sua cidade para ver que tipo de objetos (quadros, espelhos, vasos, estátuas etc.) ou até mesmo móveis (aparadores, poltronas, mesas etc.)  de época você encontra?

Essa é uma maneira prática de adquirir itens com acabamentos diferenciados e design único por um preço mais camarada que vão dar um toque de exclusividade à sua moradia e, de quebra, fazer várias referências à tendência vintage. Afinal de contas, dificilmente alguém vai ter uma peça igual!

E então, gostou das nossas sugestões de como decorar gastando pouco? Pois é hora de você colocá-las em prática e perceber como a decoração dos espaços pode ser uma tarefa mais simples — e, inclusive, prazerosa — do que se imagina!

Aproveite e siga a gente no Facebook para ficar por dentro de outras dicas!