fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO

Design de Interiores: 5 dicas para um projeto funcional

02/09/2020

Design de Interiores: 5 dicas para um projeto funcional

O design de interiores é um investimento que vale muito a pena, pois é um trabalho que valoriza o imóvel em muitos sentidos. Além disso, garante que a decoração vai deixar a casa ou apartamento do jeito que a gente quer.

Só que para garantir que o design do seu imóvel ficará ao seu estilo, é necessário contratar um bom profissional da área.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre as vantagens do design de interiores e dar algumas dicas para você trabalhar o design do jeito certo em sua residência.

Vantagens do design de interiores

O design de interiores só pode ser garantido por um profissional da área, mas quando você investe nele, tem acesso a inúmeras vantagens, tais como:

  • Segurança e conhecimento;
  • Atingir os objetivos;
  • Economia de tempo;
  • Economia de dinheiro.

Mais segurança e conhecimento

Desde o momento de procurar por sofá sob medida SP até a compra dos móveis, é o designer que vai assessorar, possibilitando criar um projeto decorativo do tamanho do espaço disponível.

Transformar o projeto em realidade

Pode ser muito difícil colocar um projeto decorativo em prática quando não se tem muito conhecimento do assunto. O designer de interiores oferece uma avaliação profissional que une cor, estilo, iluminação e mobília, para que os espaços fiquem perfeitos.

Economia de tempo e dinheiro

Os profissionais evitam erros que podem apresentar gastos extras, como troca de decoração ou, até mesmo, uma reforma.

Ademais, tudo é feito de maneira mais rápida, pois a parte mais demorada, relacionada a visitas a showrooms e seleção de materiais é feita por eles.

Dicas de design funcional

Para ter um projeto funcional perfeito, existem algumas dicas que você pode trabalhar junto ao design, tais como:

  1. Móveis com medida adequada

Essa dica é ainda mais importante para espaços pequenos e pode ser aplicada em toda a mobília, incluindo cadeira charles eames escritório.

Os móveis sob medida são feitos de acordo com o espaço que você tem disponível e valorizam cada canto do ambiente. Quando o cômodo é muito pequeno, eles têm a capacidade de torná-los mais amplos e funcionais, melhorando a organização e a circulação.

  1. Móveis multifuncionais

Dentre as coisas que estão em alta atualmente estão as construções de imóveis pequenos, como os studios. Por conta disso, o mercado moveleiro tem investido nos móveis multifuncionais.

São sofás que se transformam em camas, camas baú e muito mais. Eles são ideais para quem não dispõe de cômodos grandes, mas precisa acomodar muitas coisas.

  1. Prateleiras e nichos

Nem sempre é possível ter guarda-roupas e armários por toda parte para guardar os itens que precisamos. Para isso existem as prateleiras e nichos, que são capazes de organizar os ambientes e deixá-los mais bonitos.

O bom é que eles podem ser utilizados em todos os cômodos. Então, se você está construindo um pequeno imóvel, além de pensar em telha termoacustica preço, pode pensar em prateleiras e nichos para deixar seu lar ainda mais funcional.

  1. Iluminação inteligente

A iluminação é um dos fatores mais importantes de uma casa ou apartamento. É importante que os ambientes sejam bem iluminados, tanto no que diz respeito à luz natural quanto às lâmpadas.

Portanto, é necessário pensar em como dispor os móveis sem prejudicar janelas e também na tonalidade na iluminação artificial. O design de interiores saberá orientar quanto aos lustres ideais e o tipo de lâmpada.

A posição das luminárias também conta muito, seja esta centralizada ou nas laterais do ambiente. De qualquer forma, para eliminar dúvidas, considere a iluminação centralizada, pois ela garante melhor distribuição de luz.

Para ter uma iluminação funcional, é importante considerar luminárias pendentes para balcão deve-se pensar nas atividades que serão realizadas no ambiente, como cozinhar, ler, trabalhar, e até receber visitas.

  1. Móveis planejados

Os móveis planejados são excelentes opções para quem não quer perder tempo calculando o tamanho do espaço e combinando toda a mobília. Com eles, é possível decorar todos os ambientes, do banheiro a sala, valorizando o espaço.

São ideais para espaços pequenos e o designer de interiores pode indicar as melhores lojas e fabricantes, para você ir direto ao que interessa.

Conclusão

Nossa casa é o local onde passamos a maior parte do tempo, por isso é importante ter uma boa decoração. Isso não significa que ela precisa ser luxuosa e que você terá de gastar muito dinheiro.

Trabalhando com um design de interiores bem definido, é possível investir numa decoração adequada e que atende às suas necessidades, trazendo conforto e funcionalidade ao seu dia a dia.

Assim, os espaços atenderão a tudo o que você precisa de um jeito simples e prático, sem arrependimentos mais tarde.     

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.