fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DICAS

Dicas essenciais na hora de escolher um designer de interiores

29/04/2020

Dicas essenciais na hora de escolher um designer de interiores

Se você deseja decorar a sua casa e precisa de uma ajuda profissional para isso, contratar um designer de interiores é a solução para a sua necessidade. 

Mesmo que pareça uma tarefa simples, escolher cada elemento que vai compor os diversos ambientes de uma casa demanda preparo e conhecimento, para oferecer um cenário que atenda às preferências do proprietário. 

Sendo assim, a escolha do modelo de veneziana que será utilizado de modo harmônico na sua casa ficará sob a responsabilidade do designer de interiores, que levará em consideração uma série de outros itens da decoração. 

Isso garante que o seu imóvel receberá artigos bonitos e elegantes, ao mesmo tempo em que pode optar por tipos funcionais e estratégicos, ajudando na organização da casa e valorizando a estética geral dos cômodos da residência. 

Por isso, escolher um bom designer é a melhor maneira de garantir uma casa esteticamente bela. 

Para ajudar nessa decisão, este artigo traz dicas essenciais para que você contratar um profissional que atenda aos seus desejos e entregue a decoração dos seus sonhos. Então, siga na leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto. 

O que faz um designer de interiores?

Durante muito tempo, a decoração de uma casa dependia de decisões práticas, que incluíam a procura por orçamento, o fechamento do pedido e a instalação do produto no imóvel. 

Posteriormente, surgiu a necessidade de unificar uma série de elementos, que vão desde a escolha da cor da parede de um cômodo até cada um dos itens que serão posicionados no local, para deixar o espaço belo e aconchegante.

O trabalho do designer de interiores é justamente este: conhecer as tendências da moda decorativa e aplicá-las na decoração de um imóvel de modo personalizado e satisfatório para o dono da casa. 

Para isso, ele deve levar em conta:

  • O tamanho do espaço de cada ambiente;
  • A estética e as preferências do proprietário;
  • Os elementos que estão em alta no mercado;
  • O aconchego e a beleza dos artigos;
  • Entre outros pontos.

Ao seguir esses princípios, o profissional entrega um trabalho perfeito e que gera satisfação no contratante. 

Por isso, escolher um bom designer de interiores é fundamental para o sucesso da sua decoração. 

Dicas essenciais para escolher um bom designer de interiores

Se você decidiu contratar um bom designer de interiores, é preciso seguir algumas dicas para ter sucesso na sua escolha. 

Conheça o portfólio e o estilo do designer

A primeira delas é conhecer o portfólio do profissional. Saber mais sobre os projetos que ele já realizou na carreira certamente ajudará você a identificar se o trabalho do designer pode oferecer as características que você busca. 

Além disso, você também deve conhecer um pouco mais sobre o estilo que o profissional segue. A escolha de cada artigo que será utilizado na sua decoração pode ser mais assertiva se houver uma sinergia entre os dois lados.

Isso ajudará no momento de escolher itens como prateleira de aço, por exemplo, se você deseja ter uma cozinha mais voltada para as tendências industriais. 

Pesquise as avaliações de clientes

A internet é uma ótima ferramenta para ajudar na escolha de um bom designer de interiores. 

Por meio de diversas plataformas, você pode acessar comentários de clientes e empresas relatando a experiência que tiveram com o profissional. 

Esse tipo de pesquisa ajuda a entender mais sobre o trabalho realizado por ele, assim como a promover a qualidade dos serviços prestados. 

Peça indicações

Se você possui amigos ou pessoas conhecidas que recorreram ao trabalho de um designer de interiores, uma boa alternativa é pedir indicações. 

Caso você conheça outros profissionais da área, também é válido solicitar referências sobre profissionais que prestem esse tipo de serviço, garantindo uma escolha mais assertiva. 

Marque um horário para conhecer o profissional

Depois de coletar alguns contatos, você pode agendar uma reunião para conhecer melhor a proposta de diferentes designers de interiores. 

Também é o momento ideal para alinhar preferências e mencionar quais elementos você gostaria de ter na sua decoração. 

Isso porque se você deseja ter um espaço com bloco para jardim vertical, o designer pode explicar como ele montaria esse cenário, de modo que você possa avaliar ou, até mesmo, sugerir pontos que permitam um trabalho em conjunto. 

Dessa maneira, você conhece um pouco mais sobre o trabalho do designer e consegue contratar o profissional que atenda às suas expectativas, de modo a garantir assim a decoração idealizada para o seu imóvel. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.