fbpx

Dicas essenciais para um quarto de bebê adaptável

Montar o quarto de bebê é um momento aguardado com grande ansiedade pelos pais. Afinal, ali será o aconchego de seu filho por muito tempo.

No entanto, os pais de segunda viagem já sabem que o tempo passa bem rápido, e que algumas escolhas feitas para montar o dormitório acabam se tornando ultrapassadas rapidamente, o que vai exigir a troca da mobília ou da decoração antes do previsto. 

Nesse sentido, buscar por projetos de decoração que trazem opções mais atemporais pode ser a melhor maneira de construir o quartinho dos sonhos, sem deixar de lado as preferências decorativas e conseguindo otimizar os resultados desse processo. 

Para ajudar, este artigo traz dicas essenciais para montar um dormitório de bebê adaptável, que pode ser utilizado com tranquilidade nas próximas etapas de crescimento do seu filho. Siga na leitura e conheça sugestões interessantes e produtivas. 

1. Procure por um berço multifuncional

Um dos móveis mais importantes do quarto do bebê é, sem dúvida, o berço. Atualmente, é possível encontrar as mais diversas opções, tanto em relação a modelos quanto a cores diferenciadas para criar o ambiente perfeito. 

Para que você possa utilizá-lo por um período maior, a ideia é procurar um berço multifuncional, ou seja, que possa virar cama nas próximas etapas de crescimento da criança. 

Assim, as grades laterais são deixadas de lado e a estrutura do móvel é modificada, para que ele seja usado por crianças maiores. Já existem até mesmo versões com cama auxiliar, uma boa opção para quem tem dois filhos. 

Sendo assim, escolher um berço multifuncional é essencial para montar um quarto adaptável.

2. Opte por cores mais neutras

Ao encomendar um projeto de armários planejados para quarto, a sugestão é optar por cores mais neutras, evitando os tons muito infantis.

Um exemplo disso pode ser uma cômoda com gavetas com tons bebê, que certamente se tornarão ultrapassados em pouco tempo. 

A sugestão, nesse caso, é preferir peças mais simples e apostar no uso de enfeites que podem ser retirados com facilidade posteriormente. 

Uma estante de inox, por exemplo, pode ser usada em qualquer fase da vida dos seus filhos, bastando mudar a decoração dela. 

3. Aposte nos acessórios decorativos

Um quarto de bebê precisa contar com acessórios que podem deixá-lo mais característico e aconchegante, e que se tornam boas alternativas para dormitórios adaptáveis. 

Nesse caso, não deixe de usar itens como:

  • Quadros;
  • Pelúcias;
  • Potes;
  • Nichos;
  • Bonecos;
  • Tapetes;
  • Cortinas.

Além de deixar o cenário muito mais agradável e bem decorado, esse tipo de acessório pode ser trocado com facilidade conforme o crescimento dos filhos, e por isso são ótimas opções para dar um toque especial na decoração. 

4. Escolha produtos de qualidade

A durabilidade dos elementos utilizados no quarto pode fazer toda a diferença para um quarto adaptável. Por isso, selecionar produtos de maior qualidade pode ser a melhor escolha para um dormitório infantil.

Levando em consideração que o tamanho do colchão de um berço multifuncional não muda nos primeiros anos da criança, é fundamental escolher lençóis e protetor de colchão com maior resistência, para que eles sejam aproveitáveis por mais tempo. 

Sendo assim, esse se torna um investimento importante para que cada produto presente ali seja funcional nas próximas fases de desenvolvimento da criança. 

5. Prefira um guarda-roupa maior

A mobília de um quarto infantil tende a ter proporções menores, para guardar apenas peças de roupas e produtos de higiene do bebê.

No entanto, com o passar do tempo, a quantidade e os tamanhos de roupas vão crescendo consideravelmente, o que faz com que a mobília tenha que ser trocada rapidamente para acomodar tudo com tranquilidade. 

Além disso, até mesmo alguns brinquedos passam a precisar de um local para serem armazenados, diminuindo a sensação de bagunça no ambiente. 

Nesses casos, a melhor opção é adquirir um guarda-roupa maior, em vez de escolher mobílias menores e que só possuem gavetas, o que vai facilitar consideravelmente a adaptação do ambiente para acomodar bem os seus filhos. 

Considerações finais

Montar o quarto do bebê é um momento de realização e de alegria, pois representa a chegada de mais um membro que será muito amado pela família. 

Por isso, pensar em como acomodá-lo bem em todas as fases da sua vida é essencial, e a melhor forma de fazer isso é investindo em um quarto adaptável, que oferecerá o que ele precisa para os seus próximos anos de vida. 

Sendo assim, não deixe de seguir as dicas mencionadas neste conteúdo e tenha a certeza de montar um dormitório bonito e funcional na sua casa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.