fbpx

Dicas para adotar o estilo boho na decoração da sua casa

Conhecido como estilo boho aqui no Brasil, o estilo Bohemian Chic é um dos mais badalados do momento em questão de decoração e design. Sendo assim, muita gente sonha em aderir a esse tipo de decoração.

Para conseguir aplicá-lo em sua casa não é difícil, mas você precisa se atentar a alguns detalhes para conseguir o resultado desejado. Sendo assim, confira todos os pontos e dicas que trouxemos neste artigo.

O que é o estilo boho?

Um dos principais pontos do estilo boho enquanto tendência é a mistura de vários estilos. Dessa forma, você consegue atingir resultados impressionantes com decorações muito inusitadas.

Pensando dessa forma, você pode até mesmo solicitar os serviços de uma empresa de paisagismo para ajudar a controlar o ambiente, bem como de outras empresas que trabalhem com arquitetura e design.

Quando você mistura estilos, a tendência é que o ambiente pareça bagunçado. O boho surge como um contraponto, alinhando estes estilos completamente diferentes em um ambiente único e arrojado, com muitos detalhes que são essenciais.

Saiba como decorar no estilo boho

Bom, agora que você já entendeu o que é o estilo boho, chegou o momento de saber como aplicar essa tendência na sua casa. Sendo assim, separamos algumas dicas importantes para este processo.

Aposte em cores neutras

Um dos pontos de choque com relação a elementos mais tradicionais da decoração é o uso de cores. O estilo utiliza muita mistura, em contrafluxo dos modelos mais minimalistas que existem no mercado.

Entretanto, um dos pontos mais importantes com relação às cores do estilo boho é que elas devem ser harmônicas entre si. Tons diferentes podem aparecer com destaques em algumas outras áreas, criando um conceito visual único e diferenciado.

Apesar da utilização constante das cores, o estilo boho ainda utiliza como base os tons neutros. Eles permitem que a mistura de cores apareça ainda mais destacada em elementos da decoração, por exemplo, em plantas e flores.

Use tecidos variados

Outro ponto importante desse modelo de decoração é o tecido. A mistura de tecidos cria um ambiente único. Quanto mais você conseguir misturar estampas e cores, mantendo a fluidez do ambiente, melhor.

A utilização de tapetes é muito incentivada por adeptos desse modelo de decoração, sobretudo em ambientes que não podem passar por mudanças bruscas.

Se você mora de aluguel e não gosta do estilo de piso do apartamento, pode optar pela sobreposição de tapetes. O ideal é que eles não sejam felpudos, para que você consiga explorar melhor as diferentes estampas.

Mantas e almofadas são bem-vindas

Além disso, os grandes destaques da decoração boho são as almofadas e as mantas. Aqui, vale misturar um pouco de tudo, por exemplo:

  • Couro;
  • Linho;
  • Veludo;
  • Algodão.

O que vale é criar um ambiente aconchegante e intimista, com um design inovador, aproveitando essa mistura de tecidos com elementos modernos, clássicos, étnicos, entre outros.

No caso de um quarto, você pode optar por mantas e almofadas diferentes na cama, com um edredom de cores vibrantes para destacar a área e criar um ambiente aconchegante para aproveitar seu espaço.

Use plantas na decoração

O estilo boho tem alguns toques do estilo hippie, herança de sua criação. Isso significa que os espaços devem trazer uma certa leveza no ambiente e transmitir paz, de forma natural. Assim, as plantas ajudam a criar essa sensação.

Pensando dessa maneira, algumas empresas de paisagismo residencial podem ajudar a criar o ambiente perfeito.

Aposte em diversas plantas em uma determinada parte do espaço, criando uma sensação de refrescância e vida dentro do imóvel. Entretanto, você precisa se atentar às regras de cuidados para manter as plantas em ordem.

Aposte em móveis diferentes

Os móveis são um elemento à parte no estilo boho. A madeira tem uma grande predominância nesse aspecto, mas você pode procurar outros materiais para compor o ambiente com precisão.

Móveis antigos combinam perfeitamente com este estilo. Por isso, é interessante conferir lojas de antiguidades e de móveis usados para achar elementos que podem fazer a diferença em sua decoração.

Além disso, se você tiver algum móvel velho em sua casa ou na casa de familiares, pode usá-lo como base para revitalizar a peça e colocá-la em um ponto de destaque de sua decoração, seja junto com uma restauração de tacos antigos ou em outro local.

Considerações finais

Este estilo tem ganhado cada vez mais espaço pela sua versatilidade e o potencial criativo que ele oferece, apresentando ambientes mais bonitos e diferentes.

Por isso procure planejar sua decoração e aproveitar todas as opções que você tem em mãos para criar um ambiente único.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.