fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

CONDOMÍNIO

10 dicas para escolher o melhor bairro para morar

20/08/2020

10 dicas para escolher o melhor bairro para morar

Encontrar a sua casa dos sonhos é uma tarefa que exige muita pesquisa. É comum olhar diversos apartamentos e estabelecer critérios, como por exemplo escolher o bairro para morar, que é um ponto que merece toda a atenção do mundo. Afinal, pode ser o imóvel do seu sonho, mas se a vizinhança é barulhenta ou perigosa, seu espaço deixa de ser aconchegante. Imagine só não ter vontade de chegar em casa por conta de alguma questão ou pensar mil vezes antes de sair para não ficar preso no trânsito.

Com isso em mente, preparamos este conteúdo com o objetivo de guiar você nessa jornada e identificar quais pontos são, de fato, relevantes ao escolher o bairro para morar. Vamos lá?

Pergunte-se antes de escolher o bairro para morar

Antes das nossas dicas, alguns questionamentos podem ajudar a deixar mais claras as suas opções, por exemplo:

  • é um apartamento no qual você pretende morar por muito tempo? Porque é preciso ter boas escolas por perto (caso queira ter filhos) e até ser próximo da sua família;
  • seu estilo de vida pede que tipos de possibilidades? Como parques para atividade física, bares e restaurantes para lazer noturno, faculdades etc.;
  • você vai morar sozinho ou com mais pessoas? Nesse caso, também deve levar em conta as necessidades alheias.

Saiba como escolher o melhor bairro para morar

Com essas respostas em mente, já podemos mostrar a você o caminho certeiro para escolher um bairro para morar. Acompanhe!

1. Imagine o seu bairro ideal

Se está considerando comprar um imóvel, reflita um instante sobre o atual bairro. Quais são os prós e contras dessa redondeza? Dessa forma, você já terá bastante argumento para definir o que deseja ou não nas proximidades.

Por exemplo, se é próximo de vias rápidas, certamente tem mais movimento na rua, assim como barulho. Esse é um atrativo ou empecilho, conforme suas necessidades e objetivos? Você pode até fazer uma lista com o que deve e o que não deve ter.

2. Considere a sua rotina de vida

O primeiro ponto é o seu trabalho — estar próximo a ele ou perto de vias e estações que levem a esse local trará uma economia de tempo enorme. E isso impacta diretamente a sua qualidade de vida.

Além disso, se você faz academia, estuda e gosta de opções de lazer, precisa se certificar de que o bairro, ou proximidades, atendem suas vontades. Já quem tem filhos ou pais e avós morando junto, é interessante ter escolas e hospitais na região para os casos de emergência.

Por outro lado, supondo que sua empresa permite o trabalho remoto, você pode até escolher um bairro afastado, com custos mais baratos.

3. Procure uma redondeza autossuficiente

É desgastante demais enfrentar trânsito toda vez que precisa ir a supermercado, banco, lotérica, padaria, entre outros locais. Sem contar que desestimula pegar o carro para ir à academia, por exemplo — impactando diretamente a sua qualidade de vida, certo?

Então, nossa dica básica é escolher um bairro que tenha ótima infraestrutura, com shopping ou comércio, hospital e opções de médicos, além de supermercados e afins. Quando a vizinhança é autossuficiente, você pode até deixar de ter carro se assim preferir e fazer tudo a pé, para uma vida mais ecológica e saudável.

4. Não se esqueça de considerar a segurança

Busque saber sobre taxas de assalto no bairro que está pretendendo morar e se há muitos casos de invasão de casas. Verificar a existência de imóveis abandonados também é interessante. Além disso, entenda o policiamento da região e veja se as ruas são bem iluminadas à noite.

5. Converse com a vizinhança

Conversar com a vizinhança indicará boas ideias sobre a localidade, portanto deve ser uma das primeiras coisas a serem feitas ao escolher um bairro para morar. Não é necessário ser o melhor amigo dos vizinhos, mas ter uma convivência agradável faz tudo ficar mais simples. São eles também que podem ajudar com informações sobre perigos da região, caso existam.

6. Visite o bairro em diferentes horários do dia

Esse cuidado dará uma noção mais real do barulho, seja durante dias da semana, seja nos finais de semana. Um bairro com vida noturna agitada pode não ser muito interessante para quem gosta de descansar aos fins de semana, assim como excesso de barulho durante o dia atrapalha quem faz home office.

7. Pense nos seus planos futuros

Se houver planos de ter filhos ou trazer seus pais para morar com você, o bairro deve atender às necessidades dessas pessoas também. Caso queira voltar a estudar em algum momento, estar próximo de universidades se torna um incentivo, não é mesmo?

8. Entenda sobre as possibilidades de transporte

Pontos de ônibus e estações de trem e de metrô são diferenciais que facilitam o seu dia a dia e valorizam o imóvel, caso você pretenda vendê-lo no futuro. Ainda, estar perto de grandes avenidas e vias rápidas facilitam o deslocamento para outros pontos da cidade.

9. Cheque as redes de internet

Ficar sem internet nem passa pela sua cabeça, não é? Então, verifique se a sua provedora predileta está presente na região, como é a qualidade do sinal — se tem a opção de fibra ótica, por exemplo — e quais são as outras opções, caso sua ela não esteja presente no bairro.

10. Verifique se há espaço para lazer ao ar livre

Uma área de lazer ao ar livre e com muito verde faz toda a diferença nos seus momentos de diversão. Um parque ou praça bem cuidada é ideal para praticar esportes, brincar com as crianças ou levar seu cachorro para passear. Quanto mais próximo, melhor!

Escolher o bairro para morar é algo a ser planejado nos mínimos detalhes, a fim de evitar surpresas ou arrependimentos. Certificar-se de todos os itens trazidos neste artigo vai ajudar nessa busca e trará muitas vantagens em longo prazo, valorizando o imóvel ou permitindo que você aumente a família sem ter que se mudar.

Agora que você já sabe como escolher o seu futuro bairro, é importante entender os outros pontos a serem considerados. Por isso, veja como avaliar o apartamento ideal para viver com sua família!


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *