fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO

Charme e muito conforto: descubra agora como escolher roupa de cama

27/08/2020

Charme e muito conforto: descubra agora como escolher roupa de cama

A gente tem todo o critério do mundo ao escolher os móveis, pensando em conforto, praticidade, decoração dos espaços e qualidade de vida. Com os móveis do quarto, não é diferente, já que o ambiente precisa ter espaço e ser aconchegante.

Mas você já parou para pensar se tem todo esse cuidado também ao escolher roupa de cama? Pois é, lençóis, edredons, almofadas e capas de travesseiro são essenciais não apenas para a decoração do quarto, mas, inclusive, para as suas noites bem-dormidas e energizantes.

Itens macios fazem você ter mais prazer ainda ao dormir e ao se espreguiçar todo dia de manhã. Entretanto, como escolher roupa de cama com 100% de certeza quanto à qualidade do que você está adquirindo? E ainda, como essas peças conseguem trazer um up para o seu espaço?

Trouxemos todas as respostas a seguir — acompanhe até o final para garantir um quarto ainda mais gostoso!

Como escolher roupa de cama que vai trazer a você o conforto merecido?

A maciez dos tecidos, por exemplo, é complexa de adivinhar ao ler uma mera descrição do produto. Foi pensando nisso que trouxemos as explicações que vão ajudar você nessa missão.

Preze pelo seu conforto

O conforto quanto à escolha da roupa de cama tem muito a ver com as estações do ano. No verão, por exemplo, lençóis mais leves deixam o espaço mais agradável. 

Já para se preparar para o inverno, é interessante pensar em lençóis com mais fios e edredons e cobertores mais confortáveis. Quanto aos cobertores de pelo, vale garantir que você, ou quem vai dormir com ele, não tenha nenhum tipo de alergia. Para não correr esse tipo de risco, as opções de microfibra hipoalergênica são ótimas pedidas.

Considere a maciez do tecido

Se você quer garantir que seu lençol será macio, a primeira dica é atentar à quantidade de fios. Nesse caso, maior quantidade é sinônimo de mais qualidade, sabia?

A verdade é que a quantidade se baseia na soma dos fios no sentido horizontal e vertical. Se a roupa de cama tem mais fios, o toque será suave e confortável.

Existem opções a partir de 150 fios e que chegam até 1.000. Porém, não é preciso comprar um item de 1.000 fios para garantir a qualidade — a partir de 300 ou 400 fios, você consegue ótimas opções

Vá além do algodão

Ao escolher roupa de cama, tecidos de algodão são ótimas apostas, uma vez que estamos falando de um material 100% natural e muito macio. Também não causa alergia, o que é importante para quem tem pele mais sensível e até com propensão a dermatite.

O famoso algodão egípcio tem qualidade acima do padrão e, apesar de ser mais caro que os outros tipos de algodão, a durabilidade das peças é bastante superior. Porém, este não é o único material. Veja quais são as outras escolhas.

Malha

Os lençóis de malha contam com a vantagem de serem fáceis de lavar, e não é preciso passar, já que amassam bem pouco. Uma opção de 180 fios é bem macia e garante muita satisfação. Já a versão com 400 fios tem um toque acetinado de alto padrão. É muito prático para berços.

Seda ou cetim

É uma opção que ajuda a garantir o conforto térmico, seja para os dias mais quentes ou para os mais frios. O toque também é especialmente agradável, suave e inconfundível. Também é uma opção certeira para quem quer uma decoração diferenciada.

Microfibra

Uma vez que são feitos a partir de material sintético, como poliéster ou nylon, têm boa durabilidade e são de manutenção simples — secam rapidamente e não precisam ser passados.

Escolha o tamanho ideal

Acertar no tamanho ao escolher roupa de cama é ponto básico da garantia do seu conforto. Afinal, nada mais chato do que acordar com o lençol que saiu do colchão ou um edredom que não cobre o suficiente.

O contrário também é válido: peças muito maiores do que a sua cama ficam arrastando no chão e não agregam em nada à sua decoração. Por isso, tenha as seguintes medidas sempre à mão:

  • cama de solteiro padrão: 88cm de largura com 188cm de comprimento;
  • cama de viúva: 120cm de largura com 200cm de comprimento;
  • cama de solteiro do tipo king: 100cm de largura com 205cm de comprimento;
  • cama casal padrão: 138cm de largura com 188cm de comprimento;
  • cama queen size: 158cm de largura com 198cm de comprimento;
  • cama king size: 193cm de largura X 203cm de comprimento.

Leve em conta as cores em destaque na peça

Ao escolher cores da sua roupa de cama, dois pontos devem prevalecer: seus gostos e a decoração do seu quarto. Assim, as cores da roupa de cama podem contrastar ou fazer uma espécie de sobretom, que traz um efeito interessantíssimo.

Quanto às peças estampadas, a ideia é que elas casem também com a proposta do espaço e conversem com o edredom ou cobre leito.

Outra dica é quanto às estações: os lençóis escuros são uma boa para dias mais frios, enquanto os mais claros trazem conforto no verão.

Prefira peças neutras ou que combinem entre si

Por mais que as estampas sejam atraentes, você pode acabar com uma porção de peças que não conversam entre si. Por isso, se fizer questão da estampa, leve em conta as cores da mesma paleta — porque, assim, você faz um mix interessante.

Também é válido apostar em alguns itens mais neutros, que funcionam como um coringa na arrumação do quarto. Lençóis brancos ou creme e edredons mais escuros sempre terão vez.

Brinque com as texturas

A ideia de brincar com texturas tem ganhado destaque na decoração, e você pode fazer isso ao apostar em edredom ou cobre-leito com uma textura e almofadas variadas para colocar na cama. Elas também podem compor com as poltronas que você tem no seu quarto.

Escolher roupas de cama é uma tarefa deliciosa e que fica mais simples quando você sabe o que buscar. Além disso, vale sempre lavar as peças antes de usar: o cheiro e o conforto se tornam mais agradáveis.

Aproveite que já tem todas as dicas para escolher roupa de cama e compartilhe-as em suas redes sociais, para ajudar seus amigos a transformar o quarto no melhor ambiente da casa!