fbpx
Etapas da construção

Conheça as etapas da construção e o que acontece em cada uma delas

Quem compra um apartamento na planta tem que lidar com a ansiedade e aguardar a conclusão de cada uma das etapas de construção do empreendimento. Somente quando a obra for concluída é que ocorre a entrega das chaves para os respectivos proprietários. A partir de então, cada um fica encarregado de realizar as reformas que desejar.

Neste post, mostramos, brevemente, quais são as principais fases da construção de um prédio. Para conhecê-las, continue a leitura!

Quais são as etapas da construção de um imóvel?

Entender as particularidades de cada fase da obra, bem como o tempo necessário para realizá-las, ajuda a aliviar a ansiedade para a entrega do empreendimento. Por isso, confira quais são as etapas da construção necessárias a qualquer projeto.

Fundação

A fundação é a fase posterior à limpeza do terreno e à terraplanagem. Ela é o alicerce da obra, feita com concreto e aço. Para que fique bem-feita, deve-se usar materiais de boa qualidade e esperar o tempo de cura (secagem do concreto).

Estrutura

Na fase da estrutura, colocam-se as colunas e vigas de sustentação. Na maioria das obras, a estrutura mais usada é a de concreto armado convencional ou protendido (que previne deformidades e fissuras).

Alvenaria

Durante a alvenaria, é utilizado, basicamente, tijolos, cimento e areia. Nessa etapa, os vazios das vigas de sustentação são preenchidos. Além disso, são feitas as lajes. Por fim, as paredes são erguidas e vedadas, delimitando os ambientes.

Acabamento

Essa é a hora de colocar as esquadrias (estruturas que servem de base para as portas e janelas) e fazer o contrapiso. Também são instalados os sistemas elétricos, hidráulicos e de gás, os quais passam por dentro das paredes.

Depois, é feito o reboco e o assentamento de pisos e revestimentos. Louças sanitárias e torneiras também são instaladas nessa fase. Por último, é feita a pintura básica.

Como o imóvel é entregue para os proprietários?

Com o término da construção, o imóvel é entregue para os futuros moradores. No entanto, não é possível se mudar imediatamente. Na maioria das vezes, as unidades têm pisos e revestimentos apenas nas áreas molhadas (banheiro, cozinha e lavanderia), pias, vasos sanitários e torneiras.

A colocação de pisos nas áreas secas (sala e quartos), assim como a instalação das bancadas (cozinha, banheiro e lavanderia) e a pintura, entre outras necessidades, fica a cargo de cada proprietário. Por isso, é preciso aguardar mais um pouco antes de se mudar.

Quais reformas podem ser realizadas?

Muita gente aproveita para personalizar alguns itens do apartamento no momento que a construtora inicia a fase de ‘Personalização’ – etapa que se inicia no começo das obras. Assim, é possível trocar pisos e revestimentos, mudar as louças sanitárias, entre outras alterações que forem disponibilizadas pela construtora e pode variar de acordo com cada empreendimento.

Já para quem não realizou alterações nessa fase e optou pela reforma completa após o recebimento da sua unidade, saiba que quase tudo é possível desde que não haja alterações na fachada, nem em paredes estruturais. Porém, para evitar problemas, deve-se contratar um arquiteto para elaborar e conduzir o projeto de reforma, e claro, para emitir os documentos que serão necessários para executar a reforma (como a ART ou RRT), que deverão ser apresentados ao condomínio e aprovados.

Agora que você conhece a complexidade por trás das etapas da construção, ficou mais fácil compreender por que um prédio leva tanto tempo até ficar pronto. Por melhor que seja o planejamento, cada fase exige cuidados específicos, os quais servem para assegurar a segurança, a qualidade e a durabilidade do empreendimento. Então, seja paciente e acredite: quando você menos esperar, será a hora da tão sonhada de entrega das chaves!

Gostou do post? Para entender mais sobre as fases de uma obra, leia o nosso artigo sobre fundação!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.