fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

MANUTENÇÃO

Qual a melhor forma de evitar entupimentos e infiltrações?

21/04/2020

Qual a melhor forma de evitar entupimentos e infiltrações?

Entupimentos e infiltrações são problemas que, apesar de comuns, podem trazer muitos prejuízos para os imóveis. Por isso, o melhor a se fazer é buscar formas de prevenção.

No entanto, quando as situações acontecem, é importante contar com profissionais especializados, pois eles possuem conhecimento e materiais necessários para a resolução dos problemas.

Isso, porque grande parcela da população não possui os conhecimentos necessários a respeito da estrutura que compõe as tubulações das construções.

Por isso, neste artigo vamos dar algumas dicas para evitar entupimentos e infiltrações, além de detalhar o que pode ser feito quando eles aparecem.

Dicas para resolver entupimentos e infiltrações

Entupimentos e infiltrações são problemas que podem aparecer em muitos imóveis. Por isso, algumas dicas podem ser seguidas para resolver essas situações desagradáveis. 

Entre elas estão:

Limpeza de tubulação

O problema pode variar desde um ralo entupido até um cano de esgoto inteiro. Existem muitas soluções caseiras que podem ser aplicadas, no entanto, muitas vezes, a melhor opção é uma limpeza profissional.

Para fazer isso, uma empresa de limpeza move uma mangueira suavemente pelo tubo para remover a sujeira.

Essa limpeza deve ser feita sempre que surgirem odores desagradáveis, que geralmente são provenientes dos ralos, e  que podem se espalhar pelo imóvel todo.

Problema de infiltração

As infiltrações são problemas que, apesar de comuns, podem ser extremamente prejudiciais aos imóveis e a saúde dos moradores. Mais do que isso, a infiltração pode se tornar um perigo.

Quando ela acontece, é necessário contar com um profissional para que ele possa raspar o reboco da região afetada e esperar secar. 

Depois, ele aplica um impermeabilizante e faz um novo reboco. Em alguns casos, o impermeabilizante também é colocado do lado de fora.

Dicas para evitar entupimentos e infiltração

Melhor do que resolver um problema, é evitá-lo. Por isso, separamos dicas para serem seguidas antes da situação aparecer.

São elas: 

Entupimentos

Mesmo que a residência conte com o melhor projeto hidráulico, se alguns cuidados básicos não forem tomados, ele pode ser prejudicado do mesmo jeito.

Uma forma eficiente e prática de evitar o problema de entupimento, é não jogar o óleo de cozinha no ralo da pia. Isso, porque esse óleo engrossa e cria uma crosta que entope a caixa de gordura.

Em casos de reformas, é importante fazer uma limpeza residual para remover qualquer coisa que possa ter entrado nos canos.

Também é importante evitar jogar no vaso e na pia do banheiro os detritos que, aos poucos, vão causando entupimento, como:

  • Fios de cabelo;
  • Papel higiênico;
  • Restos de sabonete;
  • Absorventes;
  • Entre outros.

Quando há o entupimento, em muitos casos, apenas o uso de produtos químicos ou a presença de profissionais qualificados pode resolver.

Infiltrações

Uma empresa de impermeabilização é uma excelente opção para evitar as infiltrações. 

O telhado, obviamente, é a parte da casa que está mais suscetível a sofrer algum tipo de infiltração ou vazamento.

Isso, porque ele está exposto diretamente às chuvas, além de ser o local que conta com a presença da caixa d’água.

Muitas infiltrações começam no telhado e se espalham para as paredes, tanto do lado de fora quanto do lado de dentro.

Para evitar esses problemas, essas empresas usam manta impermeabilizante, que protegem contra a água que pode se infiltrar nos imóveis. 

Além disso, a impermeabilização também serve para:

  • Proteger contra as altas temperaturas;
  • Melhorar o conforto térmico;
  • Proteger contra goteiras;
  • Blindar o imóvel;
  • Valorizar o imóvel.

A impermeabilização de uma residência não só protege de muitos riscos, como também torna o imóvel mais valorizado.

Por exemplo, se o proprietário pensar em alugar o imóvel, poderá subir um pouco o valor do aluguel, por conta dos benefícios da impermeabilização. A mesma situação acontece quando o proprietário tenta vendê-lo, pois pode conseguir um valor a mais.

Proteger contra infiltração e entupimento é importante

Quando um imóvel é construído, ele é considerado um grande investimento por parte do proprietário. Por isso, é importante proteger os imóveis contra esses problemas, pois mais do que danificar os projetos, ele desvalorizam o investimento.

São problemas recorrentes que podem sempre aparecer, mas que devem ser tratados com urgência para evitar danos maiores. 

Para isso, é importante contar sempre com boas empresas, profissionais e produtos. Só eles realmente protegem o imóvel dos danos causados por esses problemas, permitindo uma tubulação e uma estrutura sempre fortes, bem cuidadas e resistentes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog MS Designs, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre casa e construção.