fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DICAS

7 dicas incríveis para uma festa no apartamento sem incomodar

15/09/2018

7 dicas incríveis para uma festa no apartamento sem incomodar

Nada melhor do que fazer uma festa no apartamento para comemorar as conquistas profissionais e pessoais ou apenas estar perto de quem se gosta celebrando a vida, não é mesmo? Contudo, para que esse tipo de evento ocorra tranquilamente e não cause dissabores com os seus vizinhos, é preciso estar atento a alguns aspectos.

Entre eles, o regulamento interno do condomínio e as leis que envolvem o seu dever como cidadão, como a de  N º126/77, que trata da poluição sonora e determina o limite máximo de 45 decibéis permitidos durante 22 horas da noite e 07 horas da manhã para não incomodar o sossego alheio.

Pensando nisso, reunimos 7 dicas que vão ajudá-lo não apenas a conter qualquer barulho que possa perturbar a paz dos demais moradores do prédio, como também permitir que a organização da sua recepção seja excelente. Confira!

1. Respeite o horário máximo para fazer barulho

A primeira delas é simples e direta: respeite o horário para a emissão de sons mais altos na sua residência — isto é, o de 22 horas, conforme falamos há pouco.

A partir dele, controle e reduza o volume do sistema de som ou de qualquer outro aparelho eletrônico em funcionamento, como televisão, computador, Blu-Ray, DVD etc.

Além disso, é primordial que aquelas pessoas que se concentram na varanda venham para o interior do apartamento, pois o vento ajuda a propagar o barulho que elas fazem e isso inevitavelmente incomodará os demais moradores do prédio. Uma boa sugestão é definir esse horário como o período do término da confraternização. Dessa maneira, você se previne e evita qualquer contratempo.

2. Faça uma seleção rigorosa dos convidados

Ao dar uma festa no apartamento, é natural que você queira reunir familiares, amigos, colegas de trabalho etc. Contudo, antes de sair convidando as pessoas, você deve sentar, pegar papel e caneta e fazer uma seleção rigorosa de quem, de fato, deve participar dessa recepção.

Caso contrário, você pode terminar com o lar abarrotado de gente — o que vai resultar em problemas com barulho, logística de espaço para acomodar a todos com conforto, dificuldades em fornecer comes e bebes na mesma proporção para os presentes etc.

O indicado é que você estipule um teto para o número de convidados levando em conta a metragem da sua casa e a quantidade de comida e bebida que deve ser preparada para eles. Só a partir disso é que deve listar quem realmente será chamado.

3. Não use churrasqueira na sacada/varanda

Com a popularidade das sacadas e varandas gourmet, tornou-se comum a instalação de churrasqueiras nessas áreas. Contudo, nem todos optam pelos modelos elétricos ou a gás, por exemplo, e acabam adquirindo aquelas que levam carvão e produzem bastante fumaça. Se esse for o seu caso, evite usá-la durante a sua confraternização! 

Tenha em mente que esse aparelho pode produzir uma verdadeira cortina de fumaça que, dependendo da direção do vento, pode invadir os cômodos do seu imóvel — tornando-os insuportáveis para você e suas visitas — e, em casos mais graves, as residências dos seus vizinhos.

O ideal é optar por um cardápio de fácil preparo e que possa ficar à disposição dos seus convidados, como as populares opções finger food ou buffet.

4. Prefira realizar aniversário infantil no salão de festas do condomínio

Aniversário de criança sem música, diversão e algazarra definitivamente não é a mesma coisa, certo? Por isso, ao decidir fazer uma comemoração infantil — independentemente de ser para o filho, o sobrinho ou o enteado —, opte por realizá-la no salão de festas do seu condomínio.

Dessa forma, não apenas o aniversariante, como também os amiguinhos deles vão poder pular, correr e fazer barulho sem ouvir a cada minuto um pedido de silêncio da sua parte. De quebra, eles vão poder aproveitar das outras áreas de lazer que vão incrementar as brincadeiras deles, como quadras poliesportivas, playgrounds e piscinas.

5. Saiba o momento certo de suspender a bebida

Outra dica importante para fazer uma festa no apartamento sem incomodar os vizinhos é saber o momento certo de suspender a bebida. Afinal, alguns convidados podem acabar consumindo mais do que devem e, com isso, tornarem-se mais animados, expansivos e principalmente barulhentos durante a sua celebração.

Uma forma simples de fazer isso é, além de controlar o acesso deles à sua adega e/ou ao bar do seu lar, já deixar preparada uma cartela de coquetéis e drinks não alcoólicos — que têm como principal característica o uso de frutas (o que aumenta a glicose no sangue das pessoas e diminui o efeito do álcool).

6. Evite improvisar uma pista de dança dentro do apartamento

A nossa sexta dica sobre festa no apartamento se trata de evitar a improvisação de uma pista de dança dentro da residência.

O motivo disso é que, dependendo do tipo de canção que vai estar tocando, as pessoas podem se exaltar, começar a pular, sapatear e inclusive fazer verdadeiras performances caso haja espaço para isso.

Logo, é muito provável que ocorram reclamações dos moradores do apartamento abaixo do seu — e com toda a razão! Portanto, procure não deixar vãos na sala de estar ou varanda que permitam (ou mesmo estimulem) esse tipo de comportamento.

Além disso, redobre a atenção na escolha da playlist da recepção — que deve valorizar músicas ambientes leves e adequadas à situação.  

7. Deixe a limpeza para o dia seguinte

Para finalizar nossa lista, deixe a limpeza do seu lar para a manhã do dia seguinte. Sim, a gente entende que o primeiro impulso é deixar todos os ambientes do imóvel em ordem tão logo termine o evento, mas acontece que a grande maioria das festas acaba indo noite adentro e terminando por volta das 22 horas, especialmente quando elas ocorrem no fim de semana.

Ou seja, o horário que você terá para iniciar a arrumação é justamente quando a lei do silêncio impera e boa parte dos seus vizinhos já está dormindo.

E nada mais chato do que acordá-los não pelo barulho da recepção que você deu — e, certamente, foi um sucesso —, mas sim porque está movendo móveis de lugar e recolhendo pratos, talheres, garrafas e outros itens que provocam bastante ruído, não é verdade?

Seguindo nossas dicas, você vai fazer uma festa no apartamento tranquila, com o mínimo de imprevistos e o principal: sem incomodar aos seus vizinhos. Por esse motivo, não deixe de colocá-las em prática, hein?!

Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais. Assim, você ajuda seus contatos a também não terem mais problema quanto a esse assunto!