fbpx
eletrodomésticos inteligentes

Conheça os eletrodomésticos inteligentes que vão facilitar a sua vida

O futuro já chegou. Algo que antes só se via em filmes de ficção agora é uma realidade. Com as novas tecnologias, a vida de muitas pessoas tornou-se mais cômoda. 

Graças aos eletrodomésticos inteligentes – como a fritadeira elétrica, o fogão e a geladeira smart – ficou mais fácil e prático realizar certas tarefas dentro de casa. Estes produtos viraram tendência e estão cada dia mais popular entre um público consumidor.

Conheça a seguir alguns aparelhos incríveis que já fazem parte do dia-a-dia de muitas famílias. E saiba por que eles são tão vantajosos.

eletrodomésticos inteligentes
Espaço do Traço Arquitetura
Espaço do Traço Arquitetura

As facilidades dos tempos modernos

A principal característica dos novos eletrodomésticos é, sem dúvida, a conectividade. É possível acender uma luz, alterar a temperatura dos cômodos, e ligar um determinado utensílio elétrico na cozinha só com um comando de voz. 

Isto é o máximo de conforto que se pode ter no cotidiano com relação à realização de tarefas domésticas. Tudo pode ser feito com a ajuda de um aparelho que cabe na palma da mão.

Com o avanço da internet e o desenvolvimento de aplicativos, o celular virou quase que o controle remoto da nova geração. 

A partir dele, muitos eletrodomésticos inteligentes são acionados. Este é um recurso bastante válido principalmente para aquelas pessoas que possuem alguma dificuldade de locomoção, por exemplo. Mas, por certo, são aparelhos que podem economizar o tempo e o esforço de todos – independente das condições.

“A tendência é que os aparelhos fiquem cada vez mais conectados, permitindo monitorar a casa toda.” – executiva da LG, Kati Dias, em reportagem de Revista Veja.

eletrodomésticos inteligentes
Laura Santos
eletrodomésticos inteligentes
MIS Arquitetura e Urbanismo e Sandra Solange

As novas tecnologias para o lar

De fato, os equipamentos encontrados hoje no mercado possuem funções surpreendentes. Todo dia são apresentadas novas inovações tecnológicas. Confira alguns exemplos bem interessantes.

Geladeira: alguns dos novos modelos economizam mais energia; contam com um termostato independente para o refrigerador; luzes de LED; e tela eletrônica com aplicativos que informa dados como temperatura interna, data de validade dos alimentos, e mais.

Micro-ondas e Fogão: também contam com a automatização para oferecer mais funções. Inclusive, a interação com aplicativos promove o controle a distância de serviços de cozimento e aquecimento dos alimentos, notificando o cozinheiro de tudo no decorrer das etapas e até mesmo sugerindo algumas receitas.

Ar condicionado: com o aplicativo instalado no celular o proprietário pode fazer o controle de temperatura da casa toda; fora que alguns aparelhos ainda conseguem identificar a presença de pessoas e as elevações de temperatura nos ambientes.

eletrodomésticos inteligentes
Mariela Uzan
eletrodomésticos inteligentes
Aquiles Nicolas Kílaris

Máquina de lavar roupas: as novas lavadoras possuem um sistema que permite a pré-programação de todos os ciclos de lavagem, adaptando o processo aos horários de acordo com a rotina de estudo e trabalho da família; além do mais, são capazes de reconhecer o tipo de tecido das peças que serão lavadas, alterando o seu funcionamento.

Fritadeira elétrica e grill: pode fritar e grelhar os alimentos sem utilizar qualquer tipo de óleo e ainda possuem sistemas com sensores automáticos que controlam a temperatura e o tempo de preparo dos pratos.

Aspirador: este é o eletrodoméstico inteligente mais querido do momento; ajuda na limpeza da casa; dependendo do modelo, aspira sujeiras nos pisos, vidros ou fundo de piscinas – e totalmente de forma autônoma e desviando dos obstáculos -; e também pode ser controlado por aplicativos de celular.

eletrodomésticos inteligentes
Gabriela Toledo, Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores
eletrodomésticos inteligentes
Antonio Armando de Araujo e Zark Studio Lab – Serviços Ltd Zark

Bônus | Dicas de como adaptar a decoração da casa para receber as novas tecnologias

Desde sempre o design de interiores tem buscado se adaptar às novas tecnologias. Quando os novos recursos em termos de comunicação e entretenimento surgiram, os projetistas precisaram criar móveis diferentes para dar apoio a eles. 

Foi assim que surgiram peças como rack e painel para TV, bancada para computador, e mais. Agora é preciso também adaptar os ambientes para outras tecnologias.

A maioria dos eletrodomésticos inteligentes encontrados no mercado foi pensada para ser usada ou guardada em cozinhas e lavanderias. Aliás, muitos foram pensados para ficarem embutidos em armários. 

Por isto, neste caso, optar por uma marcenaria planejada é a decisão mais acertada. O ideal é prever nichos para proteger e deixar à mostra todos aqueles aparelhos que serão usados com mais frequência no dia a dia.

eletrodomésticos inteligentes
Maricy Marcos Borges

Quanto à decoração dos ambientes, de um modo geral, pensando em todos os recursos disponíveis hoje em dia, vale a pena investir em mais peças de design além das citadas. 

Mas lembrando que o futuro não precisa ser necessariamente clean, minimalista e high tech. Esta imagem já foi ultrapassada. E os novos projetos de design de interiores apresentados em feiras e sites especializados provam isto.

eletrodomésticos inteligentes
MORAR MAIS POR MENOS GOI NIA 2017

Em sua casa, você pode harmonizar os eletrodomésticos inteligentes com móveis e acessórios de aspecto mais clássico e até natural. A contemporaneidade possui isso de bom, afinal, as residências podem ter estilos diferentes – como retrô, industrial, escandinavo etc. -e os eletrodomésticos inteligentes podem fazer parte de tudo isso, sem afetar a decoração e trazendo mais praticidade ao seu dia a dia!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.