fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DICAS

Como criar e cuidar de um jardim de samambaias dentro de casa

30/03/2020

Como criar e cuidar de um jardim de samambaias dentro de casa

A samambaia já foi moda no passado. E essa tendência voltou com força, se tornando uma das plantas mais usadas em projetos de decoração. 

Isto porque há muitas maneiras criativas de usar essa planta para enriquecer o visual dos ambientes em belas propostas para jardins e outros espaços verdes.

jardim-de-samambaias
MORAR MAIS POR MENOS GOI NIA 2017

O que são samambaias

Samambaias são espécies de vegetais vasculares originárias das zonas de matas e florestas tropicais, subtropicais e temperadas. Elas não produzem sementes, flores ou frutos, mas suas folhas são incrivelmente belas e se reproduzem através de esporos. 

Só no Brasil, são mais de mil subtipos diferentes desta planta – algo que pode ser explicado pelas variações de temperaturas, umidades e mais de todo o seu território nacional.

jardim-de-samambaias
Roberto Migotto

As diferentes espécies de samambaia que existem

Existem inúmeros tipos diferentes de samambaias; e elas se diferem, sobretudo, pela coloração, além do formato de galhos e folhas. 

E, dentre todas, as mais utilizadas em projetos de jardim de residências brasileiras são: a Amazona, com folhas arqueadas; a Americana e a Francesa, com folhas estreitas; além da Paulista e a Metro, que atingem muitos centímetros de altura e comprimento, respectivamente.

Fora as samambaias já citadas, outras bastante conhecidas pelos paisagistas brasileiros são: a Avenca, a Chifre-de-veado; a Real Francesa, a Renda Portuguesa, a Azul, e a Mini.

jardim-de-samambaias
Tetriz Arquitetura e Interiores e SP Estudio

Os cuidados necessários para o cultivo de samambaias no jardim de casa

É fato: todas as samambaias são lindas. Mas para que elas possam contribuir muito bem esteticamente para os diferentes espaços residenciais, abertos ou fechados, vão requerer cuidados especiais. 

Estas plantas não necessitam de poda, mas de um bioclima adequado. Em primeiro lugar, não podem ficar expostas a ventos ou sol forte. E é essencial que o seu solo esteja sempre úmido na medida certa.

jardim-de-samambaias
Letícia Hammerschmidt

Dentro de casa, pode-se colocar tal espécie perto de uma janela bem protegida. Sempre que uma folha ficar amarelada ou seca a mesma deve ser retirada. 

Tal regra também vale para os galhos com pragas – que podem ser combatidas com pesticidas naturais a base de fumo. A rega deve ser feita de leve, com ajuda de um borrifador e em intervalos maiores nas estações amenas. E a adubação com substrato rico em nutrientes.

jardim-de-samambaias
Laura Santos

Na hora de criar um jardim com samambaias, primeiro deve-se escolher o vaso perfeito, preferencialmente que não retire a umidade das raízes. Uma boa alternativa são os vasos de fibra de coco. 

Já os em cerâmica devem ter um buraco no fundo e serem bem impermeabilizados internamente com uma camada de pedriscos mais uma camada de condicionador de solo. E, por fim, a terra deste mini jardim deve ser bem compactada.

jardim-de-samambaias
Très Arquitetura

Jardim de samambaias em casas brasileiras

Jardim de samambaias foi moda nas decorações brasileiras dos anos 70, depois nos anos 90, e agora voltaram com tudo. Este pode ser mais um de muitos reflexos da retomada de tendências do passado na decoração de interiores. 

A ideia dos arquitetos e designers seria resgatar um modelo de vida mais simples, mais ligado à natureza e sem tanto estresse – algo de que tanto as pessoas sentem saudades.

jardim-de-samambaias
INÁ Arquitetura

Como criar um jardim com samambaias em decoração de apartamentos

Samambaias, no geral, são plantas volumosas, de um verde bastante profundo e  interessante, que dão um toque bem especial e descontraído às decorações em geral. 

Se bem cuidadas, podem se manter sempre viçosas, mesmo em apartamentos. São perfeitas para alegrar cantinhos relaxantes; valorizar ambientes românticos e suaves, ou rústicos e clean; além de deixar mais confortáveis cenários em estilo industrial.

jardim-de-samambaias
Mauricio Karam e Tetriz Arquitetura e Interiores

Com tantas variedades de samambaias, é possível montar várias decorações incríveis para casas e também apartamentos. 

Por exemplo, criar mini jardim sobre pedestais, estantes, prateleiras, bancadas e mesas de centro em salas; ou dentro de nichos em escritórios. Fazer mini arranjos como centro de mesa para mesas de jantar. E um pequeno jardim suspenso em correntes ou suportes de macramê, e até um jardim vertical na varanda.

jardim-de-samambaias
Carol Tasiro e Rua 141 Arquitetura
jardim-de-samambaias
Quitete & Faria

Então, o que achou de todas estas ideias? Que tal utilizar um jardim de samambaias para deixar mais interessante a decoração da sua casa. 

Diz-se que as plantas naturais possuem um impacto muito positivo não só nos ambientes, mas também sobre a saúde de seus usuários. Teste para ver.

Essas dicas de como fazer um jardim de samambaias foram criadas pela equipe Viva Decora.