fbpx

Lavabo com jardim vertical: descubra a beleza das cores e texturas das plantas nesse ambiente

Você consideraria, por exemplo, instalar um jardim suspenso ou um jardim vertical dentro do lavabo? Pois saiba que esta pode ser uma excelente ideia!

Rodrigo Maia e Saferisk

A importância de uma decoração personalizada para lavabos

Lavabos, de certo modo, também são como ambientes de recepção. Eles dão assistência aos visitantes da casa, que usam este espaço para momentos particulares necessários de higiene e descarte de resíduos pessoais. 

Então, tendo tamanha importância, é claro que merecem uma decoração mais trabalhada, repleta de detalhes especiais.

Diferente do que se aconselha para banheiros comuns, nos lavabos é permitida mais informação visual. Por exemplo, cores mais vivas, brilhos, efeitos em três dimensões, e por aí vai. A ideia é realmente impactar o visitante, fazendo-o ficar o confortável.

De fato, este é um dos locais das residências em que arquitetos e designers mais podem brincar com as possibilidades. Embora de área compacta, não vão parecer pequenos, pois não precisarão de gabinetes de armários e boxes fechados. 

No local, é interessante usar peças que saiam do padrão – como cubas de piso ao invés de cubas de bancada, além de pisos e paredes estampadas e luminárias esculturais. O que acha?

Casa Cor Abril

Como utilizar plantas em decoração de lavabo

Sabia que usar plantas em decoração de lavabo é uma boa ideia? E isto pode acontecer de muitas maneiras. Por exemplo, com charmosos vasinhos expostos sobre a bancada da pia e prateleiras ou dentro de nichos embutidos nas paredes. 

Também podemos colocar, neste ambiente, vasinhos pendentes fixados ao teto em um cantinho especial do cômodo. Por fim, cobrir uma parede inteira de plantas.

É isto mesmo, jardim vertical pode combinar muito bem com decoração de lavabo. E por que isto seria uma boa ideia? Bem, o colorido e a textura das plantas ajudariam a alegrar e a dar mais movimento à decoração, sendo um bom ponto focal. 

Fora que as espécies vivas ajudariam a manter a temperatura do ambiente agradável e o ar renovado – até mesmo com um toque perfumado de terra, flores e folhas. Gostoso, não?

Revista Viva Decora
Iara Kilaris

Mas, esteja atento. Dentro de lavabos sem janelas é praticamente impossível cultivar plantas vivas. Considere também, no seu planejamento de decoração, como irá molhar e coletar o excesso de água desses vasos. Talvez seja preciso deixar esperas de água na parede atrás e uma canaleta com pedriscos no piso, que leve o líquido direto ao ralo mais próximo. Em último caso, considere os arranjos artificiais.

Você sabia que os especialistas em harmonização de interiores adoram usar plantas em decoração de lavabos. Porém, eles indicam aquelas plantas cuja estrutura de caules e folhas se voltam para cima. Isto estaria ligado às energias deste ambiente. Enquanto muita coisa ruim é “levada” pela canalização, as plantas elevariam as boas.

São sugestões de plantas para usar em decoração de lavabo: espada de São Jorge, bambu, costela de Adão, suculentas, orquídeas, asplênio, rosa do deserto, lírio da paz, violeta e zamioculca.

Anna Maya Arquitetura e Histórias de Casa
Aquiles Nicolas Kilaris e Ideias Decor

Ideias para a montagem de jardim vertical dentro de lavabos

Já comentamos no tópico anterior que jardim vertical é uma alternativa para personalização de lavabos. 

Pois bem, algo assim poderia cobrir uma parede, sendo pano de fundo para todos os equipamentos – vaso e pia -, fazendo o ambiente até mesmo parecer mais profundo. Já uma alternativa é trabalhar com quadros vivos em tamanho menor, em diferentes paredes do cômodo.

Agora, se você quiser realmente impressionar os visitantes da sua casa, pode ousar ainda mais na arquitetura do seu imóvel. 

Por exemplo, se possível, fazendo a abertura de uma parede do lavabo para um jardim de inverno repleto de plantas, inclusive com estrutura de jardim vertical. Se você tinha dúvidas de como isto fica bonito, esperamos ter te convencido com as imagens que foram apresentadas anteriormente.

Interior Design e Rodrigo Maia Arquitetura
Casacor Bahia 2017

Gostou dessa ideia? Então, colocar em prática, vai ficar incrível!Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.