fbpx
localização do seu novo apartamento

Como escolher a localização do seu novo apartamento

A escolha da localização de um novo apartamento nem sempre é tarefa fácil. Isso acontece porque, ao selecionar o novo imóvel, não é apenas a sua estrutura e o bairro que devem ser levados em conta.

Com certeza, analisar essas características é muito importante, mas existem muitas outras e as prioridades do novo morador também devem ser pensadas.

Atualmente, é muito fácil encontrar muitas opções de imóveis, por meio da internet, que facilita também na busca por mais informações sobre o apartamento escolhido.

Neste artigo, vamos mostrar quais aspectos devem ser levados em conta na hora de escolher um novo apartamento.

Análise da vizinhança

localização do seu novo apartamento

Analisar a vizinhança antes de comprar ou alugar um novo apartamento é muito importante. Para isso, é necessário pensar em aspectos como:

  • Analisar as prioridades;
  • Visitar a vizinhança;
  • Conversar com algumas pessoas;
  • Pesquisar muito.

É imprescindível analisar quais são as prioridades em relação à localização. Fazer uma lista do que é importante para levar uma vida mais confortável no novo imóvel é uma boa estratégia. 

Visitar a vizinhança em horários diferentes ajuda a entender a sua dinâmica e saber em quais horários ela é mais calma ou mais agitada. 

Ao fazer isso, é possível notar se ela é bem policiada e observar muitos outros detalhes que só são percebidos no dia a dia.

Para saber ainda mais a respeito de tudo o que acontece ali, é importante conversar com alguém que more há muito tempo na região.

Se ainda restarem dúvidas, uma boa pesquisa na internet também pode trazer outras informações sobre o local e até acontecimentos importantes.

Pensando nas prioridades

localização do seu novo apartamento

É importante pensar nas prioridades do novo morador e das pessoas que viverão com ele. 

Uma família tem prioridades diferentes de uma pessoa solteira ou um casal sem filhos. Assim como idosos levam em conta outras características antes de escolher onde morar.

Morar próximo à escolas

Muitas famílias têm como prioridade um local próximo à escolas para os filhos. Isso facilita o dia a dia e traz mais segurança para as crianças e adolescentes.

Estar perto do trabalho

É muito difícil ter que atravessar a cidade para chegar ao trabalho, por isso, muitas pessoas optam por apartamentos na mesma região das empresas onde trabalham.

Morar próximo a hospitais, clínicas e farmácias

Pessoas idosas costumam dar preferência por regiões com fácil acesso a uma clínica popular, por exemplo. 

Casais com bebês e crianças pequenas e pessoas com algum tipo de limitação também precisam de regiões com fácil acesso a clínicas, hospitais e farmácias.

Optar por grandes centros

Algumas pessoas evitam, mas outras simplesmente adoram morar em grandes centros urbanos, como o centro da cidade. 

Nesses locais, é possível encontrar todo tipo de comércio, como empresa de manutenção de ar condicionado, lojas e muitas outras opções.

Lugares de fácil acesso

Os bairros mais afastados do centro podem trazer mais tranquilidade para o dia a dia, mas é importante pensar no fácil acesso.

Algumas pessoas compram ou alugam apartamentos nessas regiões, mas levam em conta o fácil acesso a rodovias que permitem chegar a outros locais como shoppings, restaurantes, loja de móveis planejados e muitos outros estabelecimentos.

Independentemente de qual seja a escolha, pensar na segurança nunca é demais.

Pensando na segurança

O mais importante frente a todos os aspectos do local e das condições do imóvel é pensar na segurança.

Infelizmente, existem algumas regiões que oferecem apartamentos mais baratos, sem oferecer muita segurança tanto na região como no próprio condomínio.

Caso a região seja mais perigosa do que as outras, é fundamental verificar com o síndico do prédio ou condomínio se ele já conhece as opções em portaria virtual SP ou se o condomínio oferece esse tipo de serviço.

Ao levar em consideração todas essas características, fica mais fácil encontrar o imóvel ideal. Existem muitas opções e cada uma delas atende a uma necessidade diferente.

Antes de fazer uma escolha, o novo proprietário deve listar o que aceita e deseja, e aqueles itens que não tolera e não abre mão.

Para quem tem família ou mora com outras pessoas, é importante também levar em consideração a opinião delas, para que a escolha do novo imóvel não atrapalhe a vida de ninguém.

Estando tudo certo e encontrando o apartamento ideal, é só preparar a mudança e viver uma nova rotina.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.