fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO

Iluminação estilo industrial: opção moderna e descolada de decoração

13/04/2020

Iluminação estilo industrial: opção moderna e descolada de decoração

A iluminação em estilo industrial é uma tendência de decoração que vem crescendo e ganhando cada vez mais o gosto do público. 

As luminárias industriais são excelentes objetos de ornamentação, ajudando a enfatizar a estética dos ambientes planejados. É uma ótima alternativa para quem deseja mudar a cara de sua casa com um visual moderno, mas sem preder sofsticacão.

luminaria-estilo-industrial
Verassiano Arquitetura

O que é o estilo industrial de decoração?

Resumidamente – embora seja um erro tentar datar o começo de qualquer manifestação artística -, diz-se que o estilo industrial teria surgido nos anos 70. 

Ele faz muita relação com as primeiras tentativas para transformação de grandes pavilhões e escritórios abandonados de Nova Iorque em casas e pequenos lofts. Para poupar recursos, preferiu-se deixar vários elementos das edificações à mostra.

Assim, as estruturas típicas dos antigos imóveis permaneceram com vários materiais aparentes, canos metálicos por fora das paredes, e mais. Ao invés de disfarçar tudo isto, os designers de interiores decidiram reverter a má impressão usando estes detalhes a favor dos projetos. 

Então, coisas assim passaram a ser vistas como um charme a mais deste modelo de arquitetura, inspirando a criação de várias decorações diferentes.

luminaria-estilo-industrial
RBP Arquitetura e Interiores

Como são as luminárias em estilo industrial?

Percorrendo as lojas, é possível encontrar vários modelos diferentes e incríveis de luminária com essa pegada mais industrial. Elas costumam apresentar um design bem desafiador e intrigante, que remete justamente a este ambiente de fábricas e armazéns antigos. 

Mesmo assim, quando utilizadas nas ambientações, não prejudicam o conforto visual das decorações de interiores de casas e apartamentos.

Mas claro que as luminárias industriais também não devem ser utilizadas em excesso nos ambientes. O indicado mesmo é utilizar tais peças em pontos estratégicos dos projetos, destacando e valorizando áreas especiais das decorações. E uma das maiores vantagens das luminárias industriais seria a versatilidade. 

Ou seja, elas podem combinar com todo o tipo de ambiente e direcionar a luz para onde for mais necessário.

luminaria-estilo-industrial
Érica Salguero e SP Estudio

Algumas opções de luminária industrial

Luminárias industriais combinam muito bem com projetos de ambientes amplos, abertos e multifuncionais.  Pode-se, por exemplo, criar uma linha de luzes percorrendo várias zonas de atividades entre ambientes integrados com apenas um ponto de saída de energia, numa iluminação única. Neste caso, a melhor alternativa seriam os trilhos para tetos.

luminaria-estilo-industrial
Studio Scatena Arquitetura

Agora, quando a necessidade é destacar um setor em específico, como uma mesa de jantar ou uma bancada de refeições, a solução melhor seria utilizar os pendentes. 

Luminárias assim, em estilo industrial, costumam ser penduradas por cabos e ter a cúpula feita das peças mais inimagináveis possíveis. Por exemplo, colhedor de frutas, madeiras velhas, garrafas vazias, e mais – um super exemplo de sustentabilidade.

luminaria-estilo-industrial
SAINZ – arquitetura
luminaria-estilo-industrial
Rachel França e Gizelle Leite Arquitetura e Adriana Fornazari

Existem também outros modelos de luminárias auxiliares que podem ser feitas em estilo industrial e incorporadas às decorações modernas. Um caso são os abajures colocados sobre criados-mudos, mesinhas laterais e mais. 

Outras luminárias pequenas nesta linha são os pingentes – normalmente em metal e em formatos de diamante, estrela e mais. E ainda tem os spots, holofotes e tripés. Todos ajudariam a criar uma iluminação mais intimista.

luminaria-estilo-industrial
Studio Fernanda Mancini e CASAon CASAo

Como usar a luminária industrial na decoração?

Não há dúvidas quanto à beleza das luminárias industriais. De fato, elas chamam bastante a atenção, mesmo em cenários minimalistas. Não sobrecarregam os cenários decorados e até podem ampliar certos efeitos visuais idealizados pelos designers e arquitetos. 

É o que acontece principalmente quando estão frente a espelhos ou quando possuem uma luz diferenciada, como é o caso dos letreiros em neon.

Existem vários tipos diferentes de luminárias em estilo industrial nas lojas, sempre é possível a pessoa encontrar pelo menos um que lhe agrade. Tem aquelas em que é a estética que chama mais a atenção e outras a funcionalidade. 

Mas, em termos visuais, todas se destacam igualmente frente a superfícies de materiais crus – como é o caso das paredes de tijolinhos, paredes em cimento aparente e  com painéis de madeira sem pintura.

luminaria-estilo-industrial
SAINZ – arquitetura e Adriana Giacometti

Neste modelo de decoração, quanto mais a transparência das lâmpadas puder ficar exposta melhor. Não se deve ligar tanto para fios e estruturas de canaletas aparentes, pois o rústico é, justamente, o diferente buscado. Mas se a ideia é deixar o destaque apenas para as luminárias, pode-se pensar em meios de disfarçar certos detalhes em cores neutras.

Além dos trilhos, as cascatas de lâmpadas e os pingentes são os modelos de luminárias que mais se adaptam ao conceito das decorações em estilo industrial. 

Seu design diferente cria efeitos surpreendentes que é difícil passar despercebido ao olhar. E deixar seus fios em diferentes níveis é um jeito de ajustar melhor o conjunto à proposta de interiores, contribuindo para somar estilo e suprir as necessidades nos ambientes.

luminaria-estilo-industrial
D&D Show e INÁ Arquitetura

Então, o que achou dessas propostas de decoração em estilo industrial de decoração? Reparou no papel de destaque da luminárias? Agora, escolha aquelas que mais te agradam e componha um visual incrível para sua casa.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.