fbpx

Madeira no banheiro: dicas de como escolher e cuidados essenciais

A madeira é considerada um material nobre e, por conta disso, nunca saiu de moda na decoração de ambientes. Contudo, é preciso ter alguns cuidados se você quiser usá-la no banheiro devido à presença da umidade.

Hoje em dia, já é possível encontrar móveis de madeira e estruturas resistentes à água. Ainda assim, vale a pena dar preferência para materiais com acabamento envernizado, além de manter alguns cuidados de conservação dos revestimentos.

Mas como usar a madeira no banheiro? O artigo de hoje vai responder justamente isso, trazendo algumas dicas de como escolher o revestimento ideal e os principais cuidados com o material. Boa leitura!

Verifique o tipo de madeira

Os banheiros são espaços naturalmente úmidos. Por essa razão, recomendamos as madeiras mais duras e resistentes, que suportam bem a água. Algumas delas são:

  • Cumaru;
  • Ipê;
  • Jatobá;
  • Itaúba;
  • Sucupira;
  • Peroba-rosa.

Você pode usá-las para construir móveis planejados para banheiro, mas ainda assim, o ideal é envernizar o material para não correr nenhum risco. Dessa forma, a sua madeira vai durar muito mais e não sofrer com o desgaste devido à umidade.

Use a madeira na bancada

Se você não quer que todos os móveis sejam de madeira, mas deseja que o material esteja presente no seu banheiro, a dica é investir em uma bancada amadeirada. Isso ajuda a ter um estilo mais rústico na decoração, sem perder a elegância.

Para quem gosta de uma decoração mais moderna, a bancada pode ser feita com madeira de demolição. Você pode encomendar o material e seguir o estilo DIY (do it yourself, ou “faça você mesmo”) com o auxílio de ferramentas para marcenaria.

Instale pisos laminados ou vinílicos

Sabemos que os tradicionais tacos podem não ser muito bons para os banheiros, justamente por conta da umidade. Tanto que, mesmo em casas mais antigas, os cômodos “molhados” costumam ser de azulejo, não de madeira.

Mas se você gosta desse estilo de revestimento, uma alternativa é optar pelos pisos laminados ou vinílicos que imitam a madeira.

Além de serem resistentes e duráveis, é possível encontrar revestimentos com diversos estilos de madeira, de acordo com as suas preferências.

Importante ressaltar que o piso laminado de madeira é muito mais fácil de manter, com resistência à umidade. Inclusive, você pode lavar o seu banheiro normalmente.

Os pisos laminados e vinílicos também são fáceis de instalar, podendo ser colocados diretamente no contrapiso. Por esse motivo, eles são os queridinhos dos projetos de arquitetura e design de interiores.

Hoje em dia, eles aparecem não só nos banheiros, mas também em decks e projetos corporativos para escritórios.

Combinação de madeira e pedra

A madeira e a pedra também combinam muito bem com o seu banheiro. Muitas pessoas ficam na dúvida de qual dos dois materiais é o melhor, mas quando você integra o ambiente com esses elementos o resultado é surpreendente!

Aqui, a dica é usar tonalidades semelhantes. Por exemplo, se a sua pedra é um mármore branco, escolha a madeira também com acabamento branco.

Coloque a madeira apenas nos detalhes

Outra recomendação para quem deseja ter alguma peça de madeira no banheiro é dar atenção aos detalhes. Por vezes, um nicho, uma prateleira ou uma moldura no espelho já imprimem uma decoração diferenciada e sofisticada.

Os nichos e prateleiras são ótimas opções, pois além de contribuírem com o design do local, também permitem uma organização mais funcional do banheiro, ainda mais para quem tem um cômodo pequeno.

A vantagem é que você não precisa redecorar o banheiro todo, como ocorre na instalação de pisos ou de móveis planejados. 

E é muito mais fácil manter a madeira intacta quando ela aparece só nos detalhes. Afinal de contas, há um risco menor de exposição à água.

Seu banheiro também pode ser elegante

Não é de hoje que a madeira é considerada um dos materiais mais sofisticados dentro da decoração de interiores. No entanto, muitas pessoas acreditam que ela não pode ser usada nos banheiros, devido à umidade.

No artigo de hoje, trouxemos algumas dicas de como você pode aplicar a madeira no seu banheiro e, é claro, manter a integridade do material, mesmo em um cômodo mais úmido.

O resultado é um ambiente agradável, estiloso, moderno e aconchegante. Assim, você pode ter um projeto que acompanha a sua preferência e ainda ter a presença de um material nobre.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.