fbpx

3 dicas para escolher o material perfeito de bancada de cozinha

Para o bom funcionamento da cozinha, depois dos equipamentos principais – pia, geladeira e fogão -, o mais importante são as bancadas; é sobre estas superfícies que pode-se preparar devidamente os alimentos para serem cozidos e servidos. 

Mas, justamente por isto, é provável que estas áreas fiquem em contato com umidade e outros agentes. Então, devemos entender que materiais podemos utilizar em bancadas de cozinha para que ela não seja apenas bonita, mas também funcional.

Revista Viva Decora e Andrea Petini
Revista Viva Decora

#1 Opte sempre pela qualidade

Começamos este texto perguntando para você sobre qual o efeito visual que pretende causar com a decoração da sua casa? Qual a aparência que deseja que tenha a sua cozinha? 

Melhor dizendo, que mensagem ou sensações ela deve transmitir? Um cenário mais frio ou alegre? Uma decoração mais clássica e formal ou moderna e despojada? Mais clarinha ou com texturas super marcantes?

Nós fizemos todas estas perguntas, pois são as respostas delas que determinarão, de início, que tipo de material de revestimento se encaixaria no projeto deste seu ambiente de casa.

A alternativa mais óbvia para bancada de cozinha são as placas de pedras – tanto naturais quanto industrializadas. No topo da lista de possibilidades, podemos colocar o granito e o quartzo. 

Já o mármore está na moda ultimamente, com todos os seus rajados – apesar de ser menos resistente que as opções anteriores, como o marmoglass é com as altas temperaturas. Então, colocamos em primeiro lugar o silestone, uma mistura de quartzo e poliéster.

Isabel Leite Arquitetura e Interiores
Alessandra Resende
Cosentino

O legal da pedra silestone é que ela apresenta um visual interessante, mais homogêneo e com pequenos detalhes brilhantes. 

A resina presente na sua composição pode ser pigmentada na cor desejada, o que permite a criação de projetos de cozinhas mais bem personalizados. Depois disso, as únicas alternativas mais naturais seriam as bancadas de corian – um material sintético à base de pedras naturais – e de madeira natural.

O corian é um material mais maleável, o que permite a criação de peças de bancadas curvas. A madeira natural – como a teca – também é bem fácil de cortar em formas ousadas, fora que apresenta uma textura linda que deixa as cozinhas com visual mais agradável. Mas, atenção, pois a madeira escolhida precisa ser tratada para resistir às atividades realizadas no local. Pensando assim, não devemos parar a nossa lista por aqui.

Aquiles Nicolas Kílaris
Fernanda Salvagni

#2 Considere estética versus praticidade

Existem muitos outros materiais além do que nós já citamos no tópico anterior que podem ser usados como revestimento ou estrutura de bancadas de cozinha. 

Um exemplo são os próprios azulejos, tijolinhos e a fórmica colorida. Mas estes materiais em especial são menos resistentes a impactos. E é exatamente por isso que os projetistas passaram a considerar outras alternativas, como o inox – fácil de manter e de limpar.

Na hora de escolher qualquer um destes materiais para as bancadas da sua cozinha, considere primeiro seu acabamento estético – avaliando principalmente se isso não “cansará o olhar”. 

Depois, se esta matéria prima poderá criar bancadas no tamanho desejado sem precisar de juntas ou muitos recortes. Também qual a sua porosidade, para saber se absorverá líquidos ao ponto de criar manchas; e como sofrer manutenção com o tempo.

Cosentino
Andréa Buratto

#3 Reflita sobre a moda 

Claro que os projetos de interiores são sempre afetados demais pela moda casa – isto não devemos negar. 

Inclusive, podemos seguir as tendências atuais, sem problemas, mas sempre refletindo sobre as vantagens de cada opção e vendo se alguma delas se encaixa melhor com aquilo que precisamos. Uma grande aposta do momento, por exemplo, são as bancadas em concreto.

No topo da lista das soluções modernas estão as bancadas em cimento queimado envernizado. Depois, as bancadas em granilite polido, liso, impermeável e colorido na cor desejada – tendência em alta na arquitetura e no design de interiores contemporâneo. 

Por fim, uma alternativa que vem sumindo das propostas é a das bancadas de alvenaria de concreto com revestimento de pastilhas.

Revista Viva Decora

Agora, depois de conhecer algumas opções de materiais para bancadas de cozinha e ver tantos exemplos bonitos, qual o seu preferido? Qual seria o ideal para a cozinha de sua casa?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.