fbpx

O que considerar na hora de comprar móveis para varanda?

Muitos prédios hoje em dia se destacam pelo tamanho e estrutura da varanda que faz parte dos apartamentos. Este ambiente acabou se tornando o sonho de consumo de muitos brasileiros.

Além disso, diversas pessoas buscam ativamente uma varanda que se adeque aos seus gostos quando decidem comprar um apartamento.

Com a vida corrida e o stress das cidades, uma varanda pode ser exatamente o espaço que você precisa para relaxar, respirar e passar um tempo se divertindo em alguma atividade com a família.

Pensando nisso, o cômodo merece uma atenção especial na hora de decorar, principalmente se sua varanda for aberta, ficando exposta às condições climáticas e à ação do sol.

Saiba como cuidar de sua varanda

O primeiro passo para manter uma varanda bem estruturada é compreender o conceito de sua utilização. Para isso, é preciso fazer algumas perguntas, por exemplo:

  • Sua varanda é grande, média ou pequena? 
  • Ela possui algum tipo de proteção?
  • O espaço comporta quantos móveis diferentes?
  • O local serve apenas para lazer ou outras funcionalidades?

Quando você define quais possibilidades sua sacada pode fornecer, é muito mais simples definir uma rotina de cuidados para manter o ambiente sempre em ordem. 

Muitas vezes as pessoas utilizam plantas como uma forma de transformar em vantagem as ações naturais, como a luz solar e as chuvas. É de se pensar em um serviço de fechamento de varanda se você quiser impedir a ação direta do clima no cômodo.

Além de deixar a sacada esteticamente muito mais charmosa, as plantas podem ser grandes aliadas na decoração do ambiente, pois podem refrescar o espaço e dar um tom de natureza em sua casa.

Busque plantas que se adaptem à sua sacada. Como é um ambiente que recebe raios solares diretamente, bem como durante à noite continua exposto, o ideal é pensar em plantas que sejam resistentes, tanto à ação direta do sol quanto às que sobrevivem sob baixa luminosidade.

Materiais de madeira e pedra costumam ser ideais para este tipo de cômodo, pois trazem a sensação de um ambiente mais ligado a natureza, além de serem elementos extremamente versáteis e ideais se sua ideia for seguir uma linha mais rústica.

Às vezes, o ideal é organizar sua ideia de decoração e buscar especialistas. Em um escritório de arquitetura e design de interiores você pode contactar um profissional que te ajudará a escolher as melhores opções para sua casa, mantendo seu orçamento dentro do planejado.

Dicas de decoração para sacadas

Algumas dicas valiosas podem te ajudar a idealizar a sacada perfeita. Lembre-se de sempre planejar utilizando seu espaço físico, visando o melhor aproveitamento do espaço da sacada.

Muitas vezes, nossa vontade é incompatível com nosso espaço físico, portanto é importante manter os pés no chão e buscar explorar de forma adequada os espaços, para que sua sacada fique exatamente do jeito que você planeja.

Utilize materiais de qualidade

Se você possui uma sacada aberta, o ideal é buscar objetos decorativos e móveis que se adaptem à ação do tempo e do clima. Os itens da sacada devem ser resistentes, com matérias-primas de qualidade e que você possa manter por um bom tempo.

Uma mesa saarinen oval, por exemplo, é uma excelente pedida por conta de sua durabilidade, além da variedade estética que permite que você escolha a peça ideal para combinar com o restante da decoração.

Procure opções confortáveis

As sacadas são ambientes descontraídos, ideais para reuniões com amigos, leitura de livros e outras atividades de descanso. Por isso, o ideal é que os móveis reflitam isso.

Aproveite e abuse de almofadas, puffs e outros elementos estéticos que priorizam o conforto, criando assim um espaço intimista e divertido, que fará com que todos desejem passar mais tempo ali.

Aposte em Planejados

Muitas vezes o espaço da sacada não será grande o suficiente para tudo o que você deseja colocar lá. Pensando nisso, a busca por móveis modulados pode ser uma excelente pedida.

Ao escolher um móvel pensado especificamente para o ambiente, é possível adaptar toda a estrutura para ganhar espaço e aproveitar da melhor forma possível sua sacada.

Iluminação

O grande destaque da sua sacada, especialmente na parte da noite, será a escolha de iluminação que você planejar. 

Uma sacada deve receber a iluminação adequada para o objetivo proposto, seja intimista no caso de uma sacada pensada como um lounge ou uma iluminação mais centrada para uma área de leitura

Spots embutidos podem ficar muito elegantes, enquanto lâmpadas penduradas podem dar o charme rústico que você espera. O ideal neste caso é consultar um profissional eletricista que poderá analisar todas as suas opções.

Uma decoração especial pode tornar sua sacada de uma simples área da casa a, talvez, o cômodo mais desejado. 

Vale pensar nela como uma área de lazer, onde você poderá deixar o dia a dia atarefado para trás e aproveitar um pouco de conforto e paz dentro de sua própria casa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.