fbpx
O que são caixilhos e como conservar no seu apartamento?

O que são caixilhos e como conservar no seu apartamento?

Se você deseja embelezar seu apartamento, além de priorizar a pintura ou o uso de papel de parede, é importante se atentar a outros detalhes, como o tipo de piso e os adereços de decoração. Também é fundamental escolher bem suas portas e janelas para que combinem com o ambiente e deixem passar a iluminação adequada. Para isso, é importante entender o que são caixilhos, já que esses elementos fornecem sustentação para elas.

No intuito de ajudar você a aprender mais sobre caixilhos, preparamos um guia. Acompanhe!

O que são caixilhos?

Caixilho é uma parte da esquadria, sendo a armação em que se encaixam placas de materiais sólidos ou, mais frequentemente, translúcidos (como vidro) para formar portas, janelas e vitrais. Para isso, empregam-se estruturas e massas apropriadas para manter essas placas presas e firmes junto aos caixilhos.

É válido destacar que, no caso do vidro, os caixilhos podem receber modelos simples ou duplos (laminados ou insulados).

Por que são fundamentais para a montagem das esquadrias?

De forma simples, podemos dizer que as esquadrias correspondem a portas, janelas, portões etc. Os caixilhos são as armações que sustenta esses itens, envolvendo ao conjunto de peças usados para a construção e montagem de esquadrias.

Quais as suas funções?

Enquanto as esquadrias protegem interiores de imóveis da entrada de frio, calor, alta luminosidade etc. os caixilhos fornecem sustentação estrutural aos vidros ou aos demais materiais usados, como chapas de madeira

É interessante destacar que, dependendo da ferragem empregada, é possível ter portas e janelas de correr, de abrir, de estilo basculante para cima, entre outros tipos. Isso permite combinar chapas opacas, sólidas e transparentes para obter combinações distintas de decoração, iluminação e ventilação.

Quais são seus tipos e as características de seus materiais?

Aço

O caixilho de aço normalmente é tratado com pintura anticorrosiva, sendo mais durável. Se for aço galvanizado, é possível conseguir do fabricante garantia de até sete anos.

Para conservá-lo, é recomendado manter o tratamento com pintura anticorrosiva. Com exceção do galvanizado, o aço não é muito indicado em regiões de muita umidade

Madeira

Esquadrias e caixilhos de madeira são muito usados, sendo bons isolantes térmicos, embora degradem mais facilmente em contato com a umidade. Para aumentar sua vida útil, eles recebem camadas de resina (stain, verniz) após a instalação.

Se você deseja um estilo de decoração mais rústico, o stain pode ser melhor, já que destaca os veios da madeira. O verniz, por sua vez, confere uma película mais brilhante. É preciso reaplicar o produto escolhido ao longo dos anos, especialmente quando surgirem sinais de desbotamento.

PVC

Esse material é mais resistente à maresia, sendo indicado para apartamentos próximos ao mar. Não necessita de pintura e não é um condutor de frio ou calor para dentro dos ambientes, pois suas extremidades são soldadas.

Diferente dos demais, os caixilhos de PVC são entregues à obra com os vidros instalados, além de todos os acessórios e ferragens da instalação.

Alumínio

Os caixilhos de alumínio que são tingidos de branco ganham pintura eletrostática, que o protege contra corrosão provocada pela maresia ou por muita umidade. É preciso ter cuidado na higienização, pois ela pode ser danificada com o emprego de produtos de limpeza.

Além disso, o alumínio tem qualidades importantes, como leveza e longa vida útil. Também requer baixa manutenção e é resistente, embora esquente muito com o calor.

Como eles ajudam na conservação do apartamento?

Os caixilhos fornecem sustentação para as janelas e portas, colaborando para evitar que chuvas, calor e ventos fortes adentrem o ambiente e provoquem danos.

Como os caixilhos devem ser conservados?

A limpeza e o retoque deles deve ser frequente, o que envolve reaplicação de produtos de proteção, brilho ou embelezamento. No caso de caixilhos de alumínio, recomenda-se o uso de CIF Multiuso em pó, diluído em água; no dia a dia e para dar brilho CIF Multiuso Cremoso em um pano bem macio, pois produtos abrasivos ou pontiagudos, como esponja de aço, podem remover sua camada de proteção.

Saber o que são caixilhos e quais as suas funções é importante para escolher os modelos mais adequados para o seu apartamento. Além disso, você poderá combiná-los melhor com a decoração de sua salacozinha, varanda ou de outros cômodos.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos com dicas para o seu apartamento? Assine nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.