fbpx

O que você precisa saber antes de impermeabilizar o sofá?

Quando compramos um sofá, o nosso desejo é ter um móvel confortável, mas também durável. Por esse motivo, muitas pessoas decidem impermeabilizar o sofá, já que o serviço ajuda a manter o aspecto de novo por muito mais tempo.

Mas o que você precisa saber antes de impermeabilizar o sofá? O artigo de hoje vai te ajudar a responder essa pergunta, trazendo algumas dicas para você realizar o procedimento com segurança e qualidade. Acompanhe a leitura!

Como é a impermeabilização do sofá?

O processo de impermeabilização de estofados nada mais é que a aplicação de um produto específico para a proteção do tecido, que atua como uma película protetora, impedindo que o sofá absorva umidade, pelos de animais e resíduos ao longo do tempo.

Com isso, a vida útil do móvel aumenta consideravelmente.

Apesar de não ser uma atividade difícil, recomenda-se procurar por uma empresa especializada para a aplicação do produto, bem como para a higienização de estofados, para garantir a qualidade do procedimento.

A impermeabilização só pode ser feita com o sofá limpo, para garantir que nenhuma sujeira fique presa no tecido. Sendo assim, o ideal é fazer a limpeza e, só no dia seguinte, com o sofá seco, impermeabilizar o móvel.

Por que fazer a impermeabilização do sofá?

Mesmo que a gente tome bastante cuidado, acidentes acontecem. Você pode derramar vinho, a criança pode deixar cair o leite no sofá, ou o seu animalzinho de estimação pode subir no estofado com as patinhas sujas.

Depois, é uma luta para limpar todas as manchas.

Por isso, a impermeabilização é a melhor forma de acabar com esse sofrimento, já que ela evita que todas essas sujeiras e acidentes comprometam a beleza do seu sofá.

As vantagens do serviço são inúmeras, visto que a impermeabilização:

  • Evita o aparecimento de manchas;
  • Facilita a limpeza do estofado;
  • Não causa mau cheiro e mofo;
  • Reduz a presença de ácaros e bactérias.

Normalmente, a impermeabilização do sofá dura entre 18 a 24 meses, porém esse tempo pode variar de empresa para empresa. A recomendação é sempre procurar por um serviço de terceirização de serviços de limpeza com excelência no mercado.

Mas o processo de impermeabilização é seguro?

Quando feito por uma empresa confiável é sim. Afinal de contas, existem inúmeros empreendimentos que trabalham com a higienização e impermeabilização de sofás, porém é necessário escolher o profissional certo e que faça uso dos melhores produtos.

A dica é dar preferência para serviços que utilizam produtos à base de água, pois algumas substâncias impermeabilizantes contêm componentes inflamáveis e tóxicos. 

Mesmo seguindo todos os protocolos de segurança para evitar incêndios, os produtos à base de água têm o mesmo efeito, com zero chance de perigo.

Você pode procurar por empresas que já fizeram a impermeabilização de móveis para eventos, pois elas costumam oferecer um serviço de qualidade e totalmente seguro.

A impermeabilização caseira também funciona?

Hoje em dia é possível encontrar produtos caseiros para a impermeabilização do sofá, ou seja, que você mesmo pode aplicar, sem a necessidade de contratar uma empresa específica para o serviço.

Embora ofereçam uma boa proteção para o estofado, não tem como comparar com um procedimento profissional. Por esse motivo, quem deseja uma durabilidade maior, o ideal é sim chamar uma empresa especializada.

Mas para quem está em busca de algo mais prático e para o dia a dia, os produtos caseiros podem funcionar. 

Basta seguir as recomendações do fabricante e, desse modo, aplicar o produto no estofado. Lembre-se que cada substância tem um método específico, por isso, sempre se atente ao manual de instruções.

O bom é que os produtos caseiros podem ser usados até para outros estofados. Por exemplo, quem tem cadeiras em tecido também pode aplicar o impermeabilizante.

Só que não se esqueça da higienização! Mesmo os produtos caseiros necessitam que o sofá esteja totalmente limpo e livre de resíduos, para não manchar depois.

Conclusão

Para quem está pensando em impermeabilizar o sofá, o artigo de hoje veio para sanar todas as dúvidas.

O serviço é extremamente vantajoso, especialmente para quem deseja manter o móvel bonito por muito mais tempo, mantendo o aspecto de novo.

Por isso, quem ainda não procurou por uma empresa especializada, vá atrás o quanto antes para garantir a beleza do seu sofá.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.