fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

FINANÇAS

Como estabelecer seu orçamento pessoal?

27/01/2020

Como estabelecer seu orçamento pessoal?

Organizar o orçamento pessoal é um dos principais objetivos de muita gente. É por meio dessa organização e de muita disciplina, que objetivos são alcançados e sonhos são realizados.

Ter as finanças organizadas é importante para que seu dinheiro dure o mês todo e que seja possível garantir o pagamento das contas e também um pouco de lazer. Mas apesar de ser importante, muita gente não sabe como fazer isso.

Neste artigo nós vamos explicar o que é o orçamento pessoal e dar algumas dicas para que você possa organizá-lo da melhor maneira. Confira!

O que é orçamento pessoal

orçamento pessoal

O orçamento pessoal é um plano importante que ajuda você a controlar o seu dinheiro, avaliando gastos e controlando-os. 

É importante controlar esse orçamento para que você possa cortar gastos desnecessários ou investir em algo importante, como uma reforma, por exemplo.

Muitas pessoas acreditam que adotar esse comportamento é difícil e sentem dificuldade para se organizarem. 

A boa notícia é que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, quanto mais simples for o orçamento pessoal, mais fácil de controlá-lo.

Normalmente, o que impede as pessoas de não atingirem os seus objetivos é não saber se organizar financeiramente, por isso, no próximo tópico nós trazemos algumas dicas importantes para você controlar o seu orçamento.

Dicas para organizar o orçamento

orçamento pessoal

Todo mundo tem um sonho que gostaria de realizar, seja uma viagem, a compra de um imóvel ou automóvel ou até mesmo a reforma de uma casa. 

Mas para que isso seja possível, é importante organizar-se financeiramente. Alguns passos para controlar o orçamento são:

  • Estabeleça suas metas;
  • Use a tecnologia;
  • Livre-se das dívidas;
  • Engorde a sua poupança;
  • Pense muito antes de comprar.

O primeiro passo é muito importante, pois é ele que irá definir todo o andamento do seu orçamento. 

Se você pretende, por exemplo, reformar a casa, antes de pesquisar itens como portão basculante, você precisa estabelecer sua meta. Está endividado? Pague as dívidas antes de iniciar qualquer outro projeto.

Usar a tecnologia a seu favor neste momento é muito importante. Muitas pessoas costumam usar as famosas planilhas e, sim, elas ajudam muito. 

Mas também existem alguns aplicativos que você pode baixar no celular, e que te ajudarão a se organizar.

Sua conta poupança é o lugar onde você vai guardar aquele dinheiro extra que entrar. Portanto, para que você consiga engordá-la ainda mais, existem algumas técnicas simples, como comprar tudo à vista.

A gente sabe que nem sempre dá para comprar tudo à vista, mas se você vai ao supermercado, não use cartão de crédito, leve somente aquilo que é importante e que você pode pagar com o seu dinheiro.

Diariamente, nós precisamos comprar itens de valores elevados, como o botijão de gás. Se você der uma pesquisada em itens como botijão de gás, vai ver que assim como consegue comprar este item à vista, consegue comprar outros também.

Essas pequenas atitudes fazem toda a diferença na hora de atingir um objetivo maior e poupar mais dinheiro.

E por falar em comprar à vista ou a prazo, é importante também pensar muito antes de comprar. 

Algumas necessidades são indispensáveis, por exemplo, se você está reformando a sua casa e precisa de esquadrias metálicas, o ideal é pesquisar antes e comprar somente o necessário.

O mesmo é válido para serviços. Muitas vezes, acabamos gastando muito com serviços, como um salão de beleza, por exemplo. 

Corte aquelas idas desnecessárias, foque apenas nos cuidados indispensáveis. Quando você faz isso, além de poupar seu dinheiro, também terá dinheiro para coisas mais importantes.

Isso é válido para qualquer tipo de serviço, pesquise muito, desde desratização até qualquer outro tipo de serviço que você precise. 

Dê valor ao seu dinheiro e sempre o tenha, dessa forma você não fica apertado e terá dinheiro para situações emergenciais.

Lidar com o dinheiro é algo que muitas pessoas não sabem fazer, simplesmente, porque são levadas pela impulsividade e acabam perdendo o controle. 

A verdade é que, mesmo que seu salário não seja muito alto, é possível poupar e ainda sobrar um dinheirinho no final do mês.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.