fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

ESTILO DE VIDA

Organização pessoal: aprenda a conciliar família, trabalho e lazer

03/10/2017

Organização pessoal: aprenda a conciliar família, trabalho e lazer

Dedicar-se ao trabalho, especializar-se em uma área de atuação, construir uma carreira promissora, ter tempo para se divertir com os amigos, estar presente na vida da família, viajar para conhecer novos lugares. São tantas atividades que, muitas vezes, conciliá-las e ter organização pessoal se torna um verdadeiro desafio, não é mesmo?

Porém, acredite: essa não é uma missão impossível. Para comprovar isso, reunimos algumas dicas que vão transformar a sua rotina para melhor, proporcionando muito mais qualidade de vida. Acompanhe!

Estabeleça prioridades no trabalho

Para começar, é muito importante transformar o tempo em seu aliado — não em um inimigo. A forma mais simples de fazer isso é por meio da seguinte medida: estabelecer prioridades no trabalho.

Para tanto, você vai planejar a sua rotina profissional a partir do nível de prioridade de seus afazeres. Ou seja, começar por aquelas atividades urgentes e com prazo mais apertado para, só então, partir para as obrigações com cronogramas mais flexíveis.

Ao adotar essa disciplina no dia a dia, você evitará problemas como atrasos, cobranças, desorganização e procrastinação — aspectos que podem comprometer a sua satisfação e realização profissional, e ainda tornar o seu trabalho maçante e desestimulante, o que pode afetar também a sua vida pessoal.

Não leve trabalho pra casa

Paralelo à dica anterior, tenha em mente que você não deve levar trabalho para casa. “Mas eu faço home office. Logo, eu já levo trabalho para casa.” — se você pensa assim, saiba que está equivocado. Quando falamos em não levar suas funções e afazeres para o lar, queremos dizer para você não misturar a vida profissional com a pessoal.

Isto é, não sobrepor uma com a outra, pois quando você faz isso — mesmo sem perceber — acaba limitando o tempo que tem para descansar e relaxar, diminui o convívio familiar e o tempo para estar com os amigos.

Por conta desse hábito, seu cotidiano se torna exaustivo e você se vê constantemente consumido e sobrecarregado pelo trabalho. Portanto, respeite o seu horário de trabalho, cumpra com suas prioridades do dia e aproveite o seu tempo livre apenas com tarefas pessoais.

Crie um cronograma semanal

Além das sugestões anteriores, não deixe de criar um cronograma semanal. Nele, você vai organizar a sua rotina para otimizar o seu tempo. Por exemplo, se você trabalha, vai à academia e ainda faz algum curso ou oficina a fim de se especializar na sua área de atuação, adote uma agenda ou um caderno de anotações para acompanhar todos os horários.

Dessa forma, você vai conseguir ter um maior controle e identificar os dias em que tem mais atividades — e aqueles com mais horas livres. A partir daí, poderá incluir alguns programas para fazer com a família ou com os amigos nesses momentos vagos. Pode ser uma refeição mais elaborada (como o almoço ou o jantar), uma noite de jogos ou uma maratona de filmes, por exemplo.

Reserve os finais de semana para o lazer

Evitando levar trabalho pra casa e seguindo um cronograma semanal que organiza todas as suas atividades diárias, você poderá partir para outra dica importante: tirar os finais de semana para curtir e descansar — um processo indispensável para se ter qualidade de vida. Afinal, você investe no seu bem-estar e, é claro, no seu prazer.

Você pode combinar com os amigos para ir a um festival de música, combinar um happy hour no barzinho, fazer uma viagem curta à praia ou ir ao cinema. Mas se preferir, também pode curtir um momento sozinho para ler um livro, colocar aquela série em dia ou descobrir um novo hobby, como cozinhar.

Além disso, há a possibilidade de praticar alguma atividade física, como andar de bike ou fazer algum esporte, como vôlei ou basquete, que também beneficiam tanto o seu aspecto físico quanto a sua saúde.

Descanse adequadamente

Outra dica útil é ter uma rotina adequada de descanso. Isto é, oito horas diárias de sono, conforme estudo elaborado pelo corpo técnico e docente do The National Sleep Foundation. Se você não sabe como uma boa noite de sono ajuda na organização pessoal, confira a explicação.

Nosso sono é dividido em cinco fases, cada um com duração média de 100 minutos — o que, somado, se aproxima do período de tempo ideal de sono indicado pelos especialistas. Logo, para recuperarmos as energias e as funções orgânicas do nosso corpo depois de um dia exaustivo de trabalho, é essencial passarmos por cada uma dessas etapas.

Quando isso não ocorre, vivenciamos um cansaço contínuo, fadiga, indisposição, fraqueza muscular, alterações de humor e, inclusive, um déficit no sistema neurológico — o que diminui nossas capacidades de raciocínio, concentração e memorização.

Ou seja, quando você não dorme o suficiente, sua produtividade no trabalho cai, você não se sente apto a se exercitar, não tem ânimo para sair com os amigos etc. Por esse motivo, comece hoje mesmo a descansar adequadamente!

Planilha de rotinas para organização do seu trabalhoPowered by Rock Convert

Tenha disciplina financeira

Por último, não deixe de ter disciplina quanto ao seu orçamento mensal, especialmente se você ainda mora com os pais ou paga aluguel. É necessário estabelecer metas para lidar com os gastos e custos recorrentes em sua rotina para, então, se organizar e ter uma estabilidade financeira assegurada.

Além disso, o hábito de controlar as finanças vai ajudá-lo a alcançar alguns objetivos maiores, como comprar o seu primeiro apartamento. E a escolha de um bom imóvel pode mudar para melhor o seu cotidiano ao lhe proporcionar:

  • condomínio com áreas de lazer para receber amigos e familiares;

  • maior mobilidade, devido à proximidade com locais que você frequenta;

  • mais espaço para investir em um home office que supra todas as suas necessidades de trabalho.

Para tanto, você deve incorporar no seu cotidiano algumas medidas, como:

  • poupar uma quantia fixa todo mês para ser usada na aquisição do seu lar;

  • pesquisar imóveis que atendam às suas necessidades pessoais;

  • analisar a possibilidade de comprar um apartamento na planta;

  • conferir acerca dos tipos de financiamento disponíveis.

Viu como é possível ter organização pessoal e, simultaneamente, mais qualidade de vida? Então, não perca tempo e coloque já as nossas dicas em prática! Aproveite e compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para inspirá-los na otimização do tempo!

Planilha anual de orçamento pessoalPowered by Rock Convert