fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

ESTILO DE VIDA

Confira dicas de como organizar o home office e trabalhar bem em casa

16/06/2020

Confira dicas de como organizar o home office e trabalhar bem em casa

Graças à tecnologia, o trabalho remoto ganha cada vez mais adeptos. Mas em 2020, devido ao contexto da pandemia do novo coronavírus, esse processo acelerou. Trabalhar em casa se tornou uma realidade para muitas pessoas que, até então, apenas sonhavam com essa possibilidade. No entanto, apesar das vantagens mais que conhecidas, existem desafios.

Quem trabalha (ou pretende trabalhar) remotamente precisa saber como organizar o home office. Em tempos de “novo normal”, essa é uma habilidade indispensável. Confira as dicas e aproveite!

Desafios do trabalho em casa

Uma das maiores dificuldades do teletrabalho é criar uma rotina, principalmente quando os demais moradores também estão em casa. Muitas vezes, sequer existe um ambiente de trabalho propriamente dito. Sendo assim, é preciso:

  • combinar com o restante da família que evite ao máximo distrair você quando estiver trabalhando;
  • manter o foco. Técnicas de concentração, como mindfulness e respiração profunda, podem ajudar;
  • tirar o pijama e se arrumar, para afastar a preguiça que leva à procrastinação;
  • evitar distrações no campo de visão, como a televisão.

Vantagens de criar uma rotina de trabalho

Uma vez que esses desafios são superados, cria-se uma rotina de trabalho que facilita o dia a dia. Alguns benefícios importantes do home office são:

  • mais tempo com a família e/ou para investir nos seus hobbies;
  • melhora da saúde e da qualidade de vida, consequências diretas da comida caseira e de mais horas de sono;
  • redução dos gastos com transporte e alimentação;
  • menos exposição à violência urbana, ou seja, mais segurança.

A importância da organização do home office

A organização é um pré-requisito para que o trabalho em casa seja confortável, prático e inspirador. Essas características impactam a produtividade, bem como a capacidade de solucionar problemas e elaborar soluções.

É por isso que organizar o home office exige mais que assinar um bom provedor de internet e escolher um cantinho para deixar o notebook: as medidas devem favorecer aspectos físicos e psicológicos, tais como evitar bagunças, ser bem iluminado e arejado e conter elementos que geram bem-estar, como as plantas.

Como organizar o home office

Para organizar o home office, considere a quantidade de horas dedicada à função e o serviço prestado. A partir daí, você pode criar um ambiente funcional e personalizado.

Por exemplo: quem precisa de privacidade e silêncio, como executivos com agendas lotadas de reuniões, é melhor ter um cômodo exclusivo. Já quem trabalha com criação pode tirar proveito da interação com a família.

Ainda assim, é indicado delimitar o espaço de trabalho. Isso pode ser feito sem criar barreiras físicas, como usar uma pintura diferente na parede. Nesse caso, prefira tons pertencentes a uma paleta que estimule a concentração.

Planilha de rotinas para organização do seu trabalhoPowered by Rock Convert

Dicas de como trabalhar bem em casa

Como mostrado, manter o home office organizado é a chave para o sucesso do trabalho remoto. Para dar conta dos desafios e tirar o máximo proveito desse estilo de vida, há 4 fatores essenciais.

1. Iluminação

Durante o dia, priorize a iluminação natural. Além de ajudar a economizar na conta de luz, ela energiza o organismo. Para isso, trabalhe em uma área com boa luminosidade, próximo a uma janela ou na varanda.

Ao escurecer, também é preciso contar com uma quantidade de luz adequada. Por isso, providencie uma boa luminária de mesa.

2. Ergonomia

Se a dor nas costas é um problema comum em escritórios, imagine em casa? Por isso, nada de trabalhar sentado no sofá ou na cama.

Invista em uma cadeira ergonômica para não prejudicar sua coluna. Modelos com rodinhas, apoios variados (de braços, cabeça e lombar) e regulagem de altura são ideais. Providencie também um suporte para o laptop, de modo a deixá-lo à altura dos olhos.

3. Limpeza

Manter a casa organizada e limpa é essencial para todo mundo, mas mais ainda para quem trabalha no próprio lar. Se a mesa de trabalho for a mesma usada para se alimentar, por exemplo, ela deve ser preparada: retire as louças usadas nas refeições, passe um pano umedecido e, só então, arrume seus materiais de escritório.

Além disso, recolha os objetos espalhados pelo ambiente, como roupas e brinquedos. Se possível, procure fazer uma limpeza rápida todos os dias, dando uma atenção especial à cozinha e ao banheiro.

4. Organizadores

Organizadores (como caixas ou pastas etiquetadas) são essenciais para armazenar documentos e outros itens importantes, evitando bagunça ou perda de alguma papelada importante. Eles podem ser dispostos sobre a própria mesa, em prateleiras ou nichos.

Para os lembretes do dia a dia, um mural pegboard ajuda bastante. Já para disfarçar os fios dos aparelhos eletrônicos, cabos USB e extensões, esconda-os atrás de um painel de madeira ou deixe-os rentes aos móveis e rodapés.

Gestão do tempo no home office

Quem trabalhar em casa deve cumprir a carga horária imposta pela empresa, nem mais nem menos. Assim, é preciso tomar cuidado para não usar o tempo do trabalho para realizar tarefas domésticas, como fazer o almoço e limpar a casa.

Mas nada de estender sua jornada para além das horas combinadas. Ter uma agenda para anotar os compromissos e afazeres ajuda bastante: pode ser um aplicativo ou uma caderneta tradicional, como preferir.

A gestão do tempo faz parte das boas práticas do teletrabalho. Ao organizar o home office, reserve um tempo para o almoço e faça pequenas pausas (os famosos cafezinhos). E acorde todos os dias no mesmo horário.

Além disso, evite ficar só em casa no seu tempo livre. Sempre que possível, saia para se exercitar, passear, fazer cursos, entre outras atividades — isso em um contexto que permita esse tipo de atividade, claro.

Seja por escolha, seja por necessidade, se o trabalho remoto já faz parte da sua realidade, aproveite! Ao organizar o home office de maneira eficiente, as melhorias são sentidas tanto na vida profissional quanto pessoal. O mais bacana é que não é necessário, sequer, ter um cômodo exclusivo para ele, sendo uma solução viável em imóveis de todos os tamanhos!

Caso queira se inspirar, continue a leitura e confira algumas dicas de decoração para quartos pequenos. Você verá que é possível criar cômodos lindos e versáteis!