fbpx
organizar o orçamento

Como organizar o orçamento para morar sozinho?

Planilha de compras de supermercadoPowered by Rock Convert

Se você deseja morar sozinho, certamente sabe que é preciso organizar o seu orçamento para que a administração da nova casa ocorra de maneira tranquila e assertiva.

Isso, porque morar sozinho envolve várias modificações na vida de uma pessoa, já que ela precisa encontrar meios de organizar todos os elementos envolvidos, tanto no processo de mudança quanto nos cuidados do lar.

Dessa forma, é necessário buscar itens fundamentais neste processo. Sempre de forma que auxilie essa nova etapa pessoal, garantindo que o orçamento seja seguido e que não aconteçam problemas extras.

Entre os principais pontos, podemos elencar:

  • Organização financeira;
  • Escolha de um imóvel;
  • Processo de mudança;
  • Administração do lar;
  • Entre outros fatores.

Esses elementos fazem parte do planejamento e da rotina doméstica. Por isso, eles serão tratados de maneira mais abrangente nos tópicos a seguir.

Como organizar as finanças para morar sozinho?

organizar o orçamento

Você conhece todos os custos mensais correspondentes às despesas de uma casa?

A lista começa pelo valor do aluguel. Esse gasto mensal precisa estar dentro do planejamento de valores que envolvem também as contas de água, eletricidade, internet e telefone.

Por isso, é preciso conhecer as tarifas cobradas por cada um desses serviços, organizando de modo apropriado o seu orçamento.

Reserva de emergência

organizar o orçamento

É recomendado que todas as pessoas possuam uma reserva de emergência, caso ocorram situações inesperadas, como a perda do emprego.

Por isso, antes de iniciar o processo de mudança, você deve se programar para juntar a quantia ideal dos seus futuros gastos mensais.

Estima-se que o valor mínimo de uma a reserva de emergência deve ser o equivalente a seis meses dos seus gastos fixos. 

Mas também há quem diga que o mais adequado é ter o custo referente a um ano de despesas.

Desse modo, é possível remediar ocasiões imprevistas, sem que seja preciso se desesperar ou recorrer a empréstimos.

Escolha o imóvel ideal para seu estilo de vida

organizar o orçamento

Para escolher um imóvel, você deve levar em conta as características do seu estilo de vida.

Assim, você pode decidir se prefere morar em uma casa ou em um apartamento, com um ou dois dormitórios, com garagem ou sem, etc.

Se você passa pouco tempo em casa devido a sua profissão, talvez seja interessante optar por um imóvel de menor tamanho, que exigirá menos tempo para limpeza e manutenção.

Além disso, você pode optar por uma residência próxima do seu local de trabalho, facilitando o deslocamento durante os dias úteis.

Essas características devem ser levadas em conta quando for decidir sobre a sua nova casa, de modo que o local atenda às suas necessidades.

Como funciona o processo de mudança?

organizar o orçamento

O processo de mudança de residência também envolve custos com transporte.

A princípio você deve comprar caixa de papelão para acomodar os seus pertences, separando os objetos frágeis e embalando-os com plástico-bolha ou com outros tipos de materiais para amortecer os impactos do transporte.

Também é preciso desmontar os móveis, para que a estrutura deles não seja comprometida durante o trajeto até a sua nova residência.

Caso você prefira, pode contratar empresas de mudanças, que realizam todos os processos envolvidos no serviço, desde colocar os seus pertences em caixa de papelão sob medida, até a montagem de móveis, o carregamento dos itens e o transporte.

Para isso, você deve consultar valores e ver qual das opções mencionadas cabe no seu orçamento, para que a sua mudança ocorra dentro do planejado.

Organização e administração do lar

organizar o orçamento

Feita a mudança, é preciso organizar sua casa, colocando todos os móveis e objetos nos locais adequados.

Você deve se atentar para a voltagem das tomadas da nova residência, pois pode ocorrer dos seus equipamentos eletrônicos possuírem características diferentes do sistema elétrico da casa.

Para solucionar essa questão, você deve comprar transformador que faz a adaptação da voltagem, fazendo com que os seus aparelhos funcionem corretamente.

Geralmente, as tomadas possuem uma etiqueta de identificação sobre os volts do equipamento, evitando que você ligue o aparelho na tomada errada.

Isso evita prejuízos, garantindo que você não queime os seus aparelhos.

Além disso, para garantir um bom sinal de televisão e, inclusive da internet, você precisa instalar um suporte para antena externa no imóvel, posicionando o captador para receber uma boa quantidade de sinal.

Depois de organizar os móveis e aparelhos, você deve realizar a sua primeira compra de artigos de higiene, limpeza e alimentação.

Lembre-se sempre de verificar a validade dos produtos, para que você possa consumi-los dentro do período indicado. 

Buscar por promoções em supermercados próximos da sua casa também é fundamental.

Isso evita desperdícios e garante mais economia para a sua casa, fazendo com que o seu orçamento planejado seja cumprido, e que você não seja surpreendido com gastos extras.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.