fbpx
pequenos reparos em casa

6 ferramentas indispensáveis para fazer pequenos reparos em casa

Contar com as ferramentas certas é essencial para quem deseja realizar pequenos reparos em casa. Munido de equipamentos adequados, muitas vezes, não é preciso esperar ajuda para montar móveis, pendurar quadros e outros objetos nas paredes ou resolver incidentes simples.

Neste post, mostramos o que é preciso ter em um kit de manutenção básico. Se você detesta coisas quebradas e tem habilidade com ferramentas, confira!

Quais são as ferramentas essenciais para fazer pequenos reparos em casa?

Algumas ferramentas são indispensáveis. Investir na sua aquisição é importante para que, quando necessário, elas estejam imediatamente à disposição. A seguir, veja o que não pode faltar!

1. Chaves de fenda

As chaves de fendas simples servem para apertar ou afrouxar parafusos em linha reta, enquanto as chaves de fenda Philips são usadas para parafusos em “X”. Ambas são essenciais para montar móveis e pendurar objetos nas paredes.

As chaves inglesas, por sua vez, auxiliam a apertar ou soltar soquetes. Já as chaves allen servem para apertar ou soltar parafusos com cabeças sextavadas, presentes em muitos eletrodomésticos.

Por fim, as chaves de grifo servem para desemperrar registros e torneiras. Além disso, são usadas para trocar canos e instalar sifões.

2. Alicate

Existem diversos tipos de alicates. Para realizar pequenos reparos em casa, invista em um do tipo universal com cabo isolado. Além de permitir apertar e soltar parafusos, ele serve para cortar, dobrar, torcer e apertar arames finos, chapas e fios elétricos.

3. Martelo

Os martelos também são encontrados em diversos modelos, sendo o martelo de unha um dos mais essenciais. Ele serve para rasgar e remover estruturas de madeira (existentes nas construções), bem como para fixar e retirar pregos.

Se a ideia for ajudar na montagem de móveis, opte pelo martelo de borracha. Ele é ideal para superfícies que não podem ser danificadas.

4. Pregos, parafusos e cia

É importante ter um pequeno estoque de pregos de aço e parafusos com buchas, assim como de porcas e arruelas para diferentes finalidades. Compre de diversos tamanhos e formatos.

5. Trena e nível

A trena permite medir os espaços, para que seja possível instalar móveis e eletrodomésticos corretamente. Invista, também, em um nível — indispensável para pendurar objetos de forma reta.

6. Furadeira/parafusadeira

Com função dois em um, a furadeira/parafusadeira serve tanto para apertar como para retirar parafusos. Ela é essencial na montagem de móveis e colocação de objetos (nichos, prateleiras, espelhos, quadros etc.) nas paredes (mas, nesse caso, é preciso ter a função martelete).

Que tipo de reparos um leigo pode realizar sem se colocar em risco?

Quem mora em apartamento tem bem menos trabalho com manutenções do que quem vive em casas. Mesmo assim, eventualmente, pode ser preciso realizar alguns reparos.

Por exemplo: de tempos em tempos, é comum ter que trocar lâmpadas e resistências de chuveiros. Além disso, pode ser necessário instalar algum objeto na parede.

São atividades simples, mas a capacidade de realizá-las varia de pessoa para pessoa. Independentemente da sua experiência e confiança na execução desse tipo de tarefa, use sempre equipamentos de proteção individual (EPIs).

Como guardar as ferramentas manuais e elétricas de forma correta?

Depois de limpas e secas, as ferramentas devem ser organizadas. Para isso:

  • peças pequenas podem ser separadas em potes transparentes com tampa ou sacos plásticos com fechamento;
  • chaves de fenda e Philips podem ficar em um porta-canetas ou penduradas em ganchos na parede;
  • alicates e martelos, assim como chaves inglesas, de grifo e allen, podem ser deixados em um suporte magnético ou em um painel organizador de ferramentas;
  • ferramentas elétricas (como a furadeira/parafusadeira) devem ser mantidas nos respectivos cases, para não pegarem umidade.

Como não são usados com tanta frequência, esses objetos não precisam ficar em um local de fácil acesso. É possível guardá-los nas partes mais altas dos armários, de preferência, fora do alcance das crianças. O importante é que, na hora de realizar pequenos reparos em casa, eles estejam disponíveis e em perfeito estado.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Para continuar bem informando, aproveite para conferir nosso artigo sobre a FIX, a startup parceira da Living em manutenção e reparo doméstico!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.