fbpx

Diversão garantida: como montar um piquenique

Aprendemos neste ano o quanto é importante passarmos mais tempo com a família. Também sabemos que é bom buscar um contato mais saudável com a natureza. E, por fim, que podemos aproveitar melhor a nossa casa e tudo que ela tem a oferecer. 

Se temos o privilégio de ter espaços que podem ser aproveitados para lazer em nossa casa, ou até mesmo áreas abertas nela, por que não aproveitar? É possível e prazeroso montar um verdadeiro piquenique em casa. Descubra como neste texto.

Revista Viva Decora

Qual o melhor lugar da casa para um piquenique?

Pense bem: qual é a ideia de um picnic? É juntar a família para fazer uma refeição totalmente diferente, mais divertida e, se possível, ao ar livre. É muito legal que este seja um momento que propicie estar mais próximo da natureza, observar plantas, ficar algum tempo sob os raios solares também é benéfico para saúde. 

Essas são só algumas razões do porquê é tão legal fazer um piquenique. E o bom de fazer tudo em casa, é que podemos preparar tudo com tranquilidade. 

Vamos tornar nossos momentos em família mais especiais. Vamos propor almoçar ou jantar “fora”. Quer dizer, pode ser qualquer refeição na varanda, terraço, sob gazebo, pérgola ou a céu aberto mesmo – caso as condições de tempo permitirem.

Revista Viva Decora e Revista Viva Decora / Pinterest

Antes de escolher o local para fazer o piquenique, pense nos alimentos que irá servir. O conceito de piquenique geralmente envolve estender uma toalha sobre o chão/grama, espalhar pratos e outros itens.

Também há quem prefira servir tudo sobre uma mesa ou, pelo menos, sobre um tablado mais alto de madeira. Observe alguns exemplos aqui na página.

Revista Viva Decora / Assetproject / Pinterest
Revista Viva Decora / Pinterest /  Pinosy

Que objetos colocar na área de piquenique?

Já separamos uma toalha bem grossa – as em estampa xadrez são um clássico -, e agora? Bem, é vez de nos preocuparmos sobre onde as pessoas vão sentar. O normal dos piqueniques é que todos fiquem no chão mesmo, de um modo bem descontraído. 

Pode ser legal dispor almofadas ou puffs ao redor da toalha ou tablado onde estão os alimentos e, talvez, se ao ar livre, deixar um grande guarda-sol por perto, caso os raios de sol se intensifiquem.

Revista Viva Decora / Perfect Picni

São as crianças que costumam topar mais facilmente fazer piqueniques; o sentimento é de pura brincadeira. Para elas, pode-se pensar em criar até uma pequena tenda ao lado da área de refeições. 

Aliás, é preciso destacar que ‘piquenique’ pode ser o tema perfeito para uma festa infantil no jardim ou mesmo uma festa jovem perto da piscina. E a decoração deve ser a mais colorida possível.

Combina com reuniões tipo piquenique uma decoração estilo praia com direito à esteiras, toalhas e almofadas com estampas floridas. Ou ainda com uma decoração tipo “mini quermesse”, com bandeirolas e balões, pequenas tochas e luzinhas coloridas piscantes. 

E, por fim, com as confraternizações no campo repletas de vasos de flores e outros elementos naturais, como madeira e palha.

Revista Viva Decora / Googodecor; e Revista Viva Decora /  CoachDecor
Revista Viva Decora; e Revista Viva Decora / HappyShappy

Como servir em um piquenique no jardim?

A parte de servir os alimentos preparados para o piquenique é a mais divertida desta lista. Afinal, quem não iria se animar ao falar de comida, não é mesmo? 

Nessa hora, vale usar a criatividade mais uma vez para tornar tudo extremamente convidativo. A ideia é manter as coisas descontraídas. 

Nada de velas, pratos de porcelana, copos de vidro e talheres de metal em um piquenique envolvendo crianças, ok? 

Use pratinhos e copos menores, de plástico ou papel e que não possam quebrar, além de guardanapos bem coloridos e, no máximo, pequenos arranjos para enfeitar a arrumação. Prefira servir lanches em porções já divididas. Uma ideia é montar pequenos sanduíches em saquinhos individuais.

Para servir os alimentos, que tal utilizar materiais biodegradáveis ou que possam ser reaproveitados?

Revista Viva Decora / Vila Afetiva Festas / Tomits Recreação e Oficinas

Tudo pronto para seu piquenique? Então aproveite o momento com alegria e bom apetite!

Essas dicas de decoração de picnic no jardim foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.