fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO

Porta sanfonada: dicas para otimizar espaço com estilo

28/04/2020

Porta sanfonada: dicas para otimizar espaço com estilo

Para otimizar melhor os espaços, uma ideia lançada pelos projetistas foi a da criação de apartamentos compactos, mas de áreas multifuncionais e integradas. E não demorou muito para que estas integrações – como de cozinha e sala – se tornassem uma forte tendência em design e arquitetura de interiores. 

Aliás, isto tem inspirando a transformação, inclusive, de espaços de várias residências amplas também.

E há uma forma de tornar os ambientes integrados mais confortáveis, garantindo uma maior privacidade para quem utiliza todos os ambientes. Estamos falando da instalação de portas sanfonadas. 

Veja como usá-las com todo estilo que sua casa merece.

porta-sanfonada
Revista Viva Decora

O que é porta sanfonada?

Porta sanfonada é um modelo de porta com uma estrutura bem diferenciada. Sua abertura só acontece quando as folhas, que correm por um trilho na parte superior, são “encolhidas” ou “dobradas”, para um ou dois lados do vão. 

Aliás, é como próprio nome já sugere: porta que funciona como uma sanfona. Lembrando que, no mercado, estas portas também podem ser encontradas como ‘porta articulada’ ou ‘porta camarão’.

Certamente, para definir melhor, a porta sanfonada seria a melhor alternativa para a união ou a separação de ambientes integrados.

porta-sanfonada
Roberto Migotto

Quando se sugere a utilização de porta sanfonada em projetos de arquitetura?

É possível ver a utilização de porta sanfonada tanto em projetos de ambientes compactos quanto de ambientes amplos. É uma excelente solução para muitos casos de arquitetura. 

Por exemplo, quando se deseja criar uma integração entre ambientes dentro de casa e até quando se deseja criar uma integração entre o interior e o exterior desta mesma residência.

porta-sanfonada
Rafael Guimarães e SQ+ Arquitetos Associados

Sim, dentro de casa, o diferencial da utilização das portas sanfonadas é ter, num momento, uma abertura de vão maior do que aquela medida padrão comum – tipo 80 cm. 

Pelo contrário, há uma super ampliação dos espaços; e a estrutura do imóvel fica parecendo bem mais aberta, mais clara, com uma circulação mais livre. Ou seja, significa mais ganho de área útil. E, depois, num segundo momento, a privacidade de um ambiente fechado.

porta-sanfonada
Corujas Movelaria

É claro que uma porta sanfonada não pode oferecer a mesma barreira acústica que uma parede maciça, mas, com certeza, já ajuda muito nesta questão visual. E, sim, existem portas sanfonadas de menor largura que são próprias para resolver situações onde há a falta de espaço em planta para a utilização de uma porta convencional – ou seja, com giro de noventa graus. São perfeitas para banheiros, closets, lavanderias e mais.

É preciso ainda destacar mais dois usos que os arquitetos fazem das portas sanfonadas nos projetos. Pra começar, utilizando as mesmas para ocultar certas funções de um ambiente – como uma cozinha em fita fechada dentro de um armário na sala. 

Em alguns casos isolados, fazem-se guarda-roupas com este mesmo sistema de abertura também. E, por fim, há as integrações feitas de salas para varandas, sacadas ou jardins.

porta-sanfonada
Daniel Winter e Revista Viva Decora

Quais os modelos mais comuns de portas sanfonadas?

É possível encontrar nas lojas do ramo de arquitetura e de decoração de residências vários modelos diferentes de portas sanfonadas – em diversos materiais, tons e modelos. 

A maioria delas é feita em madeira, vinil ou PVC e seguem um tamanho padrão com 2,10 m por 60 cm. Mas sempre é possível ainda encomendar à uma fábrica ou profissional especializado um modelo especial, sob medida.

Com a possibilidade de conseguir uma peça personalizada fica mais fácil combinar porta sanfonada com decorações de todo estilo. Portas em madeira crua ficam bem em ambientes de estética mais rústica. 

Depois tem as com cobertura na cor branca, perfeitas para ambientes minimalistas. As metálicas, para as áreas de visual industrial. E, por fim, as envidraçadas, que combinam bem com os espaços modernos em geral.

O correto, sem dúvidas, é o projetista pesquisar bem para entender qual o modelo irá valorizar a construção ou reforma idealizada. Também entender qual a peça que deve atender melhor o gosto e as necessidades dos seus clientes.

porta-sanfonada
Renata Molinari
porta-sanfonada
Danyela Corrêa e Idealizzare Arquitetos -Consultoria em projetos

As em madeira podem ter uma maior vida útil se ganharem camada de verniz. Já as de plástico ou alumínio possuem maior durabilidade, resistem melhor às pragas e são mais fáceis de serem limpas. 

Mas também existem as portas sanfonadas com partes envidraçadas, em bambu e mais – soluções para trazer mais a beleza da atmosfera da natureza para dentro de casa.

Como você viu a porta sanfonada é uma peça versátil, que economiza espaço e, se usada com bom gosto, pode deixar o visual da decoração incrível. Que tal experimentar em sua casa?

Essas dicas de decoração para a cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.