fbpx

Primeiro imóvel: o que você precisa saber antes de comprar

Possuir o próprio imóvel é o desejo de muitas pessoas. Ter seu espaço, sua autonomia, livrar-se do aluguel, enfim, são muitas as razões para essa vontade. No entanto, comprar o primeiro imóvel é algo que vem sempre recheado de dúvidas sobre como proceder, quais são as normas que regulamentam essa transação e outros questionamentos.

Adquirir um imóvel, portanto, é uma imensa responsabilidade. Envolve uma série de procedimentos e requer cautela em todas as etapas. Mas, sem sombra de dúvidas, quando isso é feito com cuidado e atenção, pode ser extremamente recompensador.

Ao longo deste artigo, apresentamos um guia completo e detalhado sobre as condições de aquisição, bem como quais as melhores opções de financiamento e pagamento, o que é preciso ponderar ao fazer a escolha por uma ou outra opção, o que deve ser observado e outros detalhes relevantes. Boa leitura!

Quando é hora de comprar o primeiro imóvel?

Uma questão bem comum é sobre a hora certa para comprar o primeiro imóvel. Lançamentos de empreendimentos para morar volta e meia aparecem nos anúncios, então, sempre há oferta de casas e apartamentos à venda.

Como comprar um imóvel é algo complexo, cheio de detalhes e cuidados, é preciso saber se esse é o momento adequado para iniciar as transações.

Antes de iniciar o processo de compra, a primeira coisa que você deve ter em mente é em relação às suas condições financeiras atuais. Portanto, é recomendável observar bem a sua condição e considerar elementos como:

Emprego ou fonte de renda estável

Boa parte das pessoas não tem todo o dinheiro à vista para fazer esse tipo de aquisição. Dessa forma, há quem escolha recorrer às modalidades de pagamento a prazo, como financiamentos, empréstimos, entre outros.

Ao optar por essa solução, tenha ciência de que é necessário arcar mensalmente com as parcelas — preferencialmente em dia —, pois existem juros e encargos, além de despesas como condomínio e outras contas, que poderão impactar o seu orçamento mensal.

Recursos poupados

São poucas as pessoas que têm o costume de guardar algum dinheiro constantemente — ou poupar sempre que possível. Esse “extra” é de muita utilidade na aquisição de um imóvel, pois a negociação fica mais simples quando há certa quantia de entrada.

Assim, se você possui um dinheiro guardado na poupança ou outro tipo de investimento, esse é um bom momento para começar a fazer negócio.

Crise econômica

Vivemos, atualmente, em uma crise política e econômica bastante complexa. Períodos como esse sempre causam muita insegurança nos ambientes de negócios e ocasionam uma expressiva instabilidade na economia do país.

O resultado é o surgimento de muitas variações no mercado, o que, por sua vez, exerce uma considerável influência sobre os preços, as condições de pagamento e, até mesmo, sobre a solidez das empresas com as quais estabelecemos negociações.

Nesse cenário, é importante ficar atento às oportunidades. Se houver um bom timing, perspicácia — e uma dose de inteligência financeira —, você será capaz de observar e ficar atento a esses aspectos cruciais do mercado. Desse modo, é possível captar informações preciosas que podem ser de grande valia para jogar todo esse contexto ao seu favor na compra do primeiro imóvel.

Condições de pagamentos facilitadas

Como mencionado, o mercado imobiliário está em uma fase de retração. Diante disso, surgem diferentes estratégias para melhorar o contexto que se apresenta desfavorável.

Dessa forma, para aumentar as vendas, existem ótimas condições de pagamento, com mais flexibilidade e negociações vantajosas para ambos os lados.

Etapa pessoal

Em termos gerais, o perfil do comprador do primeiro imóvel aponta para uma pessoa independente, com autonomia e que deseja adquirir um lugar para chamar de seu. Podem ser pessoas solteiras, recém-casados ou casais com o primeiro filho.

Independentemente das características em que você se encaixa, o ideal é que a decisão seja feita em um momento de estabilidade, quando é natural a busca por tranquilidade, conforto e segurança, evitando basear a escolha em uma decisão precipitada ou sob influência de terceiros.

Para garantir o sucesso da aquisição do seu primeiro imóvel, é importante que você já tenha desenvolvido um bom nível de independência financeira — e isso só é possível com uma boa organização pessoal e planos bem definidos.

O que você precisa em um apartamento?

Existem vários modelos de imóveis à venda, como sobrados, casas, casas em condomínios, apartamentos etc.

Em relação ao apartamento, o tipo de imóvel preferido pelos compradores, há também uma grande variedade de opções, como comprar um apartamento na planta, prontos para morar e recém-construídos. Essas, aliás, são as melhores alternativas, pois o preço e as condições são mais interessantes.

Mas para negociar — e efetivar — a aquisição de um apartamento, é fundamental ter em mente um conjunto de considerações. Pensando nisso, fornecemos, a seguir, excelentes dicas na hora de comprar o primeiro imóvel.

Busque informações sobre como funciona a aquisição de um imóvel

Informação é a chave do sucesso de qualquer negócio. A maioria das pessoas compra, ao longo de toda a vida, apenas um imóvel. Essa decisão, portanto, é revestida da maior importância, uma vez que impacta diretamente sobre o futuro da família e o bem-estar de seus membros.

Decida a forma de pagamento

Antes de escolher a forma de pagamento, planeje, faça contas, coloque na “ponta do lápis” — e averigue se você será capaz de pagar todas parcelas (que pode se estender por anos). Afinal, comprar um apartamento a prazo é viável apenas para quem consegue arcar com os compromissos inerentes à transação.

Entre as opções de pagamento disponíveis, encontram-se a compra à vista, o consórcio e o financiamento. A melhor escolha é pagar à vista, contudo, caso não disponha do montante necessário, seja cauteloso e analise detalhadamente as opções de financiamento, para encontrar a que melhor se adequa às suas necessidades.

Conheça os atributos do imóvel desejado

Trata-se, de fato, de uma obviedade, mas que, no entanto, precisa ser manifestada. Você deve conhecer profundamente o imóvel que almeja adquirir. É preciso saber quais as características e atributos ele deve ter: quantidade de quartos, número de vagas na garagem, se possui área de lazer, a existência ou não de varanda, o tipo da cozinha, qual o andar preferido, entre outros elementos.

O ideal é partir de uma prospecção de quais são os seus planos e pretensões para os próximos cinco anos, no mínimo. Se você comprar um apartamento muito pequeno, por exemplo, mas planeja ter filhos depois, poderá ter que vendê-lo e passar, novamente, por todo esse processo.

Lembre-se de reservar dinheiro para taxas e impostos

É preciso reservar um dinheiro a mais para pagar as taxas e os impostos, durante o processo de aquisição. Averigue também quais obrigações adicionais devem ser pagas, se será preciso fazer seguro etc. Não se esqueça do pagamento de ITBI, o Imposto sobre Transmissões de Bens Imóveis, cujo valor oscila de acordo com a cidade.

Explore a região

Conhecer a região onde se localiza o seu futuro apartamento é fundamental. Mais do que ir até o local, visite-o em diferentes dias e horários. Isso é importante para saber como é a movimentação na região, se há muito barulho e circulação de pessoas, se é um bairro seguro, se o local possui comércio próximo, se fica próximo ao trabalho e/ou escola das crianças etc.

Financie o menor valor possível

Nunca é demais lembrar que você passará alguns anos comprometendo uma fatia considerável de sua renda para pagar as parcelas do seu financiamento.

Portanto, empenhe-se ao máximo para financiar o menor valor possível. Use todas as economias que tiver, raspe bem a sua poupança, venda alguns bens se necessário — tudo para dar o maior valor de entrada possível. Quanto menor o valor financiado, mais curto será o prazo e mais reduzidos os juros.

Fique atento para o valor das parcelas

Esse é um dos pontos fundamentais na hora de comprar o primeiro imóvel. Um financiamento dura entre 20 e 35 anos, ou seja, é um investimento de longo prazo. O mais adequado é que a parcela do financiamento envolva, no máximo, 20% de sua renda líquida.

Financiamento imobiliário

Nessa etapa, a Living também oferece uma grande vantagem: você pode contar com uma equipe de especialistas da área de Repasse, que intermediará todas as fases do seu financiamento imobiliário.

A etapa de financiamento com a Living funciona assim: os analistas solicitam os seus documentos e organizam toda a sua documentação; seus documentos são enviados para a instituição financeira; o banco analisará os seus documentos e irá aprovar ou reprovar o seu crédito; seu processo passará por uma análise jurídica do banco; seu contrato e o pagamento das custas é emitido. Finalizada a etapa de pagamento, você assina o contrato do financiamento de seu novo imóvel! 

Caso você opte por realizar esse procedimento por conta própria, fique atento à próxima dica. 

Selecione uma boa instituição financeira

A escolha de uma boa instituição financeira depende de uma série de detalhes. Procure saber quais são os juros e taxas que cada uma delas cobra, os prazos, o valor mínimo de entrada, valor máximo que pode ser financiado, as facilidades e descontos, as condições para pagamento, os prazos — ou seja, tudo o que envolve diretamente a negociação desse financiamento.

Vale lembrar que cada banco tem suas próprias exigências em relação à documentação, por isso é importante consultar o processo seguido por cada uma delas. Outro ponto é que, geralmente, o banco financiador da obra oferece facilidades em relação a prazos e formatos de pagamento.

Ao comprar um primeiro imóvel, é preciso dispor, sempre, de muita cautela, lucidez quanto às próprias finanças e, sobretudo, tenacidade — para que todas as ações sejam feitas com plena consciência e a compra seja, de fato, satisfatória e de acordo com as suas reais possibilidades e necessidades. Seguindo nossas dicas e se precavendo antes de tomar a decisão, você vai ter a certeza de fazer um bom negócio!

Gostou do nosso post? Então, assine a nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail todas as informações e as melhores dicas sobre a compra de imóveis!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.