fbpx
princípio dos 3R's

Como o princípio dos 3R’s pode te ajudar a poupar

O princípio dos 3R’s aborda três ações práticas de sustentabilidade: redução, reutilização e reciclagem. Além de promover a consciência ambiental, elas ainda podem ajudar você a economizar.

Isso porque a redução implica em um menor consumo; a reutilização faz com que você crie o hábito de reaproveitar e a reciclagem poupa recursos naturais.

Esses conceitos aplicados em sua casa podem trazer benefícios sustentáveis e econômicos, já que os 3R’s ajudam na administração da rotina doméstica.

Desse modo, ao inserir esses princípios em sua casa, você coletará resultados interessantes e sentirá os benefícios, inclusive, no seu bolso.

Siga a leitura deste artigo para entender como os 3R’s funcionam e de que maneira eles podem ser aplicados na sua residência.

Redução: dispense o desnecessário

princípio dos 3R's

O primeiro passo para ajudar na redução é que você consiga mensurar quais são os itens essenciais para a sua casa.

É muito comum que algumas famílias desperdicem alimentos e outros produtos de consumo por comprar uma quantidade acima do necessário e, por isso, eles acabam sendo descartados.

Então, para ajudar nesse controle, você pode analisar quais são os itens que mais são utilizados na sua casa e montar uma lista prévia, que pode agilizar a sua compra e fazer você poupar um valor interessante.

O uso de sacolas plásticas é outra questão que pode ser mudada. Isso porque é um benefício para o meio ambiente ter uma quantidade menor de sacolinhas circulando, já que elas possuem um prazo médio de decomposição de 200 anos.

Utilizar sacolas reutilizáveis pode ser uma opção para ajudar você a poupar, já que as plásticas são cobradas.

Outra alternativa é acomodar as suas compras em caixas de papelão SP, que demoram cerca de 6 meses para se decompor, mas podem ser reutilizadas diversas vezes.

Depois de algumas dicas de redução, o próximo passo é conhecer mais sobre a reutilização.

Reutilização: reaproveitar é um hábito econômico

princípio dos 3R's

Quantos elementos presentes na sua casa podem ser reutilizados, garantindo que você diminua a sua produção de lixo, ao mesmo tempo que ajuda na economia da sua casa?

É comum que peças de artesanato utilizem materiais recicláveis em sua composição. Tampas de garrafa, palitos de sorvete, lacres de latinha e muitos outros elementos podem ser aplicados na confecção de outros objetos.

Essa também é uma preocupação de muitas empresas, que optam por utilizar elementos como as aparas de plástico em sua produção, ajudando na reutilização do material desperdiçado durante um processo fabril.

Por isso, você pode aplicar essa atitude na sua casa, com ações como:

  • Reutilização da água da chuva;
  • Customização de peças de roupas;
  • Reforma de móveis;
  • Reaproveitamento de embalagens.

Certamente você já reparou que alguns locais reutilizam a água da chuva para tarefas de limpeza e até mesmo para irrigação de um jardim.

Você pode tornar essa prática possível na sua casa, adquirindo um sistema com filtro para captação de água de chuva, que realiza a coleta do volume e separa a sujeira comum.

Além disso, que tal customizar uma peça de roupa que sofreu um pequeno rasgo ou reformar um móvel que está com defeitos em sua estrutura? Desse modo, além de renovar a aparência desses itens, você ainda ganha peças novas.

Você pode aproveitar algumas embalagens para criar vasinhos de plantas e até mesmo organizadores para a sua casa.

Para isso, você pode cortá-las e decorar cada uma delas de um jeito diferente, confeccionando itens personalizados.

Com essas dicas de reaproveitamento, você pode economizar uma quantia interessante e utilizando-a para outros fins.

Reciclar: a importância de poupar recursos naturais

princípio dos 3R's

A reciclagem é uma prática que precisa ser estimulada em todas as esferas da sociedade. Afinal, essa ação torna possível que os materiais não sejam descartados, mas que possam ser reaproveitados para outros usos, poupando recursos naturais.

As empresas que trabalham com a compra de sucata são um exemplo de como isso pode ser feito com os mais diferentes tipos de itens, que passam por uma seleção e preparação, tornando viável a sua reutilização.

Você pode incentivar essa prática também na sua casa, separando os objetos para descarte de acordo com seus materiais de produção.

Há locais que pagam por uma determinada quantidade desses elementos, estimulando a separação desses itens para que, além de preservar o meio ambiente, você possa obter benefícios financeiros.

Assim, ao implementar na sua casa o conceito dos 3R’s você vai conseguir realizar ações que ajudam a poupar recursos de forma muito mais sustentável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.