fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO

Mas, afinal, como renovar a casa sem reforma? Descubra!

08/09/2020

Mas, afinal, como renovar a casa sem reforma? Descubra!

Quando se trata de renovar a casa sem reforma e com o mínimo de gastos, essa tarefa se torna um verdadeiro desafio para as pessoas, não é mesmo? Elas ficam sem inspiração sobre o que fazer e sentem-se limitadas, e não é difícil perceber que muitas delas acabam cometendo alguns deslizes na decoração do lar.

Afinal, elas acreditam piamente que a única forma de mudar os ares da própria residência é por meio de uma obra completa e supervisionada por um arquiteto — o que implica um grande investimento de dinheiro e tempo e também um bom preparo emocional para lidar com o estresse e os desafios que surgem nesse processo.

No entanto, nós preparamos este post para mostrar que, sim, é possível fazer muito com pouco. Acompanhe e se inspire com as nossas dicas para transformar o seu apartamento!

Mude a aparência das paredes

Tenha em mente que as paredes são sempre destaque na decoração, independentemente do ambiente que você observa. Logo, saber usá-las ao seu favor pode ser o grande segredo para mudar o visual do seu lar e atingir o mesmo efeito que uma reforma causa. O bom é que para isso há soluções não somente simples, mas, acima de tudo, criativas.

Por exemplo, utilizar papéis de parede com estampas diferenciadas e estilosas, que, inclusive, têm uma pitada de bom humor. Instalar quadros, pôsteres e telas que revelem o seu interesse pela arte, por viagens, a cultura pop ou mesmo os seus hobbies pessoais.

Inovar com pinturas de parede que se estendem até o teto e levam tonalidades menos usuais (como o lilás, o laranja, o roxo e o coral). Empregar luminárias de LED que compõem frases e figuras, pois, além de modernas, elas fazem referência a estilos de décor que estão em alta no design de interiores (como o industrial, o geek, o boho e o contemporâneo).

Repagine os móveis

A mobília, muitas vezes, é o coração da decoração. Porém, trocá-la por peças novas é um gasto alto e um processo para lá de trabalhoso, não concorda? No entanto, dá para repaginá-la de maneira bem mais simples: pintando-a, no estilo DIY (faça você mesmo, em inglês).

Para isso, você precisará apenas de uma tinta do tipo esmalte — que será responsável por garantir um acabamento mais delicado e profissional aos móveis. A cor, por sua vez, fica a critério da sua preferência, do estilo de décor do lar, do fato do espaço ser interno/externo ou mesmo da função do cômodo.

De quebra, você pode aproveitar e substituir os puxadores de portas e gavetas por modelos novos, uma vez que esses itens são baratos e fáceis de encontrar no mercado e na Internet e, o principal: apresentam uma grande variedade de opções.

Já para quem não quer pintar, nem trocar peças dos móveis, uma boa sugestão é usar folhas adesivas de espelho para revestir a superfície (dianteira ou lateral) deles. Isso vai muito bem, por exemplo, em guarda-roupas, aparadores, racks e estantes.

Além de mudar bastante a aparência do seu mobiliário, você consegue um bônus na decoração: os espelhos ajudam a deixar os ambientes visualmente maiores, mais espaçosos e mais iluminados. Maravilha, né?

Invista nos seus estofados

Outra dica interessante para renovar casa sem reforma é investir nos seus estofados. Mas, calma! Não se trata de comprar novos sofás, poltronas, cadeiras e pufes. Na verdade, a ideia é fazer algo bem mais simples: deixá-los mais atrativos. Isso porque, dessa forma, dá para aumentar o aconchego na sala ou nos demais cômodos em que essas peças se encontram.

Para isso não é preciso muito. Você pode usar acessórios diversos, como mantas para cobri-los parcial ou totalmente, almofadas com capas que podem ser trocadas periodicamente, apoio para os pés ou suportes para controles.

Ah, e caso queira dar uma repaginada mais radical nos estofados, é possível contar com um profissional da área de revestimento para trocar o material usado no tecido deles. Assim, eles podem passar a ser de linho, de couro, de suede e muito mais.

Inclua novas plantas

As plantas para apartamento também podem servir para transformar os ambientes. Afinal de contas, elas mudam a maneira como percebemos esses espaços, já que elas têm a capacidade de perfumá-los, torná-los mais coloridos, melhorar a qualidade do ar neles e até servir como bloqueio para sons externos (que vêm das ruas ou dos vizinhos, por exemplo).

Bem interessante, não é? E o mais legal é que você pode usá-las de diferentes modos. Dá para fazer um jardim vertical na varanda, montar uma pequena horta na cozinha, revestir uma das paredes do corredor com espécies distintas — deixando-a totalmente verde — ou inseri-las em espaços livres da mobília dos cômodos — e isso inclui os quartos, a sala, a área de serviço, o hall de entrada etc.

Não se esqueça dos banheiros

Por fim, não se esqueça dos banheiros. Com algumas medidas, eles podem ser completamente revitalizados e se tornar muito mais agradáveis tanto para os moradores do local quanto para as visitas. Uma boa ideia é começar com a troca de espelho. Há inúmeros modelos que você pode escolher, desde aquele com molduras até as versões que ficam suspensas na parede, cobrindo-a do teto ao piso.

Outras opções de intervenção no espaço podem ser a pintura da porta de entrada e o uso de adesivos, já que há alternativas para revestir materiais variados (como os azulejos, as pastilhas nas paredes e a superfície de vidro do box).

Como você viu, não faltam opções para renovar casa sem reforma com um excelente custo-benefício. Assim elas podem ser aplicadas de modo prático e rápido por você mesmo e ainda ajudam a personalizar a decoração do seu lar, tornando-o muito mais autoral e acolhedor. Portanto, coloque as mãos na massa, envolva a sua família nesse processo e aproveite ao máximo todas as dicas. Sem dúvidas, essa pode ser uma atividade prazerosa, relaxante e de união para todos!

Ah, e não deixe de curtir nossa página no Facebook para acompanhar mais dicas de decoração para o seu apartamento!