fbpx
restituição do imposto de renda: casal olhando contgas

Veja o que você pode fazer com o dinheiro da restituição do Imposto de Renda

Planilha de compras de supermercadoPowered by Rock Convert

Todos os anos, entre junho e dezembro, o governo libera sete lotes para restituição do Imposto de Renda, cuja consulta é aberta em torno de uma semana antes da data prevista para o pagamento.

A seguir, vamos entender o que é, como consultar se você tem direito a receber e como funciona o pagamento da restituição. Por fim, daremos algumas dicas do que você pode fazer com o dinheiro. Acompanhe!

Afinal, o que é a restituição do Imposto de Renda?

Todo cidadão brasileiro cujo rendimento anual soma R$28.559,70 ou mais é obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) no ano seguinte.

Como muitos trabalhadores têm o IR recolhido diretamente na fonte (descontado na folha de pagamento) e conseguem algumas deduções (ao declarar gastos com saúde e educação, por exemplo), alguns acabam pagando mais impostos do que deveriam.

Nesse caso, o governo é obrigado a devolver essa diferença aos indivíduos que pagaram a mais, e o faz por meio do que ficou conhecido como restituição do Imposto de Renda.

Como consultar a restituição do IR?

Para saber se você tem direito à restituição, basta consultar os seguintes canais:

A restituição do Imposto de Renda é feita em lotes, que são liberados todos os anos entre junho e dezembro. Caso o contribuinte esteja incluído em algum dos lotes, o dinheiro é depositado à vista na conta bancária que foi informada no momento da declaração do IR.

Em 2019, as datas para a liberação dos lotes são as seguintes:

  • 1º lote: 17/6;
  • 2º lote: 15/7;
  • 3º lote: 15/8;
  • 4º lote: 16/9;
  • 5º lote: 15/10;
  • 6º lote: 18/11;
  • 7º lote: 16/12.

O que fazer com a restituição do Imposto de Renda?

Se você tem direito à restituição, veja algumas dicas de o que fazer com o dinheiro em vez de gastar com compras superficiais ou de simplesmente deixá-lo parado na conta.

Antecipe parcelas do financiamento

Quando você adquire um bem e opta por fazer um financiamento, está se comprometendo a pagar taxas de juros mensais sobre o valor financiado. Quanto maior o prazo para o pagamento, maior será o valor da totalidade do empréstimo.

Ao antecipar parcelas do financiamento você elimina parte dos juros, já que o prazo para o pagamento do empréstimo também diminui. Se conseguir quitar quatro de uma vez, por exemplo, reduzirá seu compromisso em quatro meses, além dos juros embutidos nesse período.

Economize para reformas ou emergências

Seu imóvel está precisando de uma reforma para ter mais a sua cara? Surgiu algum imprevisto ou algum cômodo precisa de reparos urgentemente?

Ter uma reserva em dinheiro garante que algumas necessidades imediatas sejam atendidas rapidamente e evita maiores dores de cabeça. Além disso, economizar e cuidar bem da parte financeira é o primeiro passo para quem pensa em fazer algum tipo de investimento.

Invista

Para quem quer ver o dinheiro render, investir em renda fixa e/ou variável pode ser uma ótima opção. O Tesouro Selic, por exemplo, é um título público que oferece alta liquidez e baixo risco.

Já o Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título privado emitido pelos bancos que também apresenta risco reduzido — embora algumas opções que oferecem rendimento maior sejam mais arriscadas.

Há ainda os Fundos de Investimento (FI), as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) e várias outras opções. Lembre-se apenas de pesquisar bem as possibilidades antes de aplicar.

A restituição do Imposto de Renda é um direito garantido a todo cidadão brasileiro que pagou mais impostos do que deveria. Consulte os canais da Receita Federal para descobrir se você tem algum valor a receber.

Se ainda não sabe o que fazer com o dinheiro, analise as suas opções. Às vezes é melhor guardar e se planejar do que gastar com coisas desnecessárias!

Este artigo foi útil para você? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos interessantes!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.