fbpx

Saiba como deixar seu banheiro mais funcional e harmonioso

Para ter um banheiro funcional e harmonioso, é necessário pensar bem a respeito de sua decoração. Esse ambiente é o menor da casa, mas é tão importante quanto os demais, afinal, ele é usado todos os dias.

Por conta das funções que exerce em nosso dia e por ser uma extensão da sua casa, a decoração do seu banheiro não deve destoar dos demais cômodos, bem como deve facilitar o seu uso.

Pensando nisso, neste artigo, vamos dar algumas dicas importantes para você tornar o seu banheiro mais harmonioso e funcional.

Importância da decoração do banheiro

Antes das dicas, vamos explicar um pouco sobre a importância da decoração dos banheiros. Se isso nunca havia passado pela sua cabeça antes, saiba que esse ambiente merece sua atenção tanto quanto a sala ou a cozinha.

Se bem planejado e decorado, o banheiro se torna mais prático, confortável e bonito. Além disso, a decoração certa ajuda a manter a higiene do espaço, tão importante para a saúde dos usuários.

Dar atenção a esse ambiente evita problemas comuns, como infiltrações que causam rachaduras e provocam mofo. E itens modernos, como cabide para banheiro, box de vidro, privadas tecnológicas, entre outros pontos, tornam o processo de limpeza mais simples.

A decoração melhora a circulação também, principalmente em banheiros muito pequenos. Isso é importante para que o morador consiga usar o espaço com conforto, além de para garantir a segurança enquanto você estiver nele.

Por fim, pensar com cuidado na decoração do ambiente ajuda a mantê-lo sempre organizado, acomodando adequadamente todos os seus pertences, como:

  • Toalhas;
  • Sabonetes;
  • Produtos de higiene;
  • Papel higiênico.

Entendendo bem a importância de pensar com carinho na decoração do banheiro, podemos partir para as dicas. Acompanhe o próximo tópico!

Dicas para decorar o banheiro

Se você deseja um ambiente funcional e harmonioso, pode contratar um profissional de engenharia e arquitetura, ou seguir dicas simples, como:

Escolher um bom gabinete

O gabinete acomoda seus itens pessoais, como cosméticos e produtos de higiene, então, é necessário que ele seja feito de materiais resistentes à umidade, como o MDP.

O melhor é que a cuba seja feita de louça, visto que esse produto é mais durável e muito mais fácil de limpar no dia a dia.

Posicionar bem os acessórios

Um banheiro funcional e harmonioso depende do bom posicionamento dos acessórios. Por exemplo, a barra de toalha deve estar próxima ao box, em uma altura entre 1,50 m a 1,80 m do piso. Faça a mesma coisa com o cabideiro.

O toalheiro anel deve estar a 30 cm da pia, evitando que a toalha tenha contato com a umidade. A saboneteira deve estar a 10 cm do gabinete e o suporte de papel higiênico bem próximo do vaso, em uma altura de 40 cm a 60 cm do piso.

Dentro do box, se você tiver espaço, inclua suportes para sabonetes, xampus e barbeadores. Eles evitam que esses itens e a esponja de banho tenham contato com pisos e azulejos, ademais, devem estar posicionados entre 1,50 m a 1,80 m do piso.

Nichos e prateleiras

Para otimizar ainda mais o seu espaço, você pode contar com armário em aço inox ou nichos e prateleiras. Os nichos são ótimos para espaços reduzidos, mas é preciso cuidado, principalmente em apartamentos, onde a estrutura não pode ser alterada.

Nesse caso, uma boa escolha são as prateleiras de vidro, que resistem à umidade, não alteram a estrutura e podem ser posicionadas em locais estratégicos, como acima do vaso.

Elas podem ser usadas para acomodar itens como rolinhos de toalhas e objetos de decoração, como vasinhos e aromatizantes, e até expor alguns produtos de beleza, como vidros de perfume.

Se for usar prateleiras em outras paredes, a altura ideal é de 1,30 m acima do piso. Caso queira utilizar várias peças, o espaçamento mínimo entre elas é de 25 cm.

Conclusão

Além dos itens essenciais, como cestos, prateleiras e aramados para banheiro, existem outros elementos que deixam seu banheiro prático e funcional, como as dicas que você viu aqui.

São itens simples, fáceis de achar, mas que fazem toda a diferença nesse espaço. Não descarte a importância do banheiro, afinal, ele cumpre um papel importante em sua rotina.

Quanto mais confortável e prático, melhor. Assim, você pode usá-lo com tranquilidade, garantindo o conforto de toda a família e, claro, de suas visitas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.