fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO

Saiba utilizar mix de estampas de forma harmoniosa no seu lar

24/07/2020

Saiba utilizar mix de estampas de forma harmoniosa no seu lar

Se você está decorando a sua casa ou se deseja modificar o visual dos seus cômodos, uma boa dica para deixar o lar mais bonito e alegre é apostar no mix de estampas

Mesmo que essa tendência tenha sido considerada um erro durante muito tempo, é preciso saber como combinar diferentes estilos, conseguindo assim uma harmonia interessante na decoração da casa. 

De fato, é preciso ter critérios e saber escolher o tipo adequado para cada item, criando assim um cenário interessante dentro da sua residência. 

Escolher pelo revestimento para sofá, que vai combinar com as estampas da sua cortina e das almofadas, pode ser a garantia de conquistar uma sala de estar elegante e aconchegante.

Por isso, se você quer conhecer dicas que podem contribuir para um mix de estampas interessante, siga na leitura deste artigo e saiba como construí-las de modo personalizado. 

Onde aplicar diferentes tipos de estampas?

Definir os móveis e os ambientes que vão receber uma renovada no visual é importante para conseguir idealizar a decoração ideal para a sua casa. 

Entre os principais itens que podem ser personalizados com o uso de estampas estão:

  • Papéis de parede; 
  • Cortinas; 
  • Capas e mantas para sofá; 
  • Revestimento de almofadas; 
  • Toalhas de mesa.

Também é válido lembrar que muitas vezes uma cadeira charles eames estampada estará posicionada em um cômodo com outros elementos de diferentes revestimentos e que, justamente por isso, é preciso harmonizá-los. 

Assim, além de valorizar o seu imóvel, é possível desfrutar de ambientes mais alegres ou serenos com o uso assertivo do mix de estampas. 

01. Mix de estampas no quarto

O uso de papel de parede vem ganhando bastante destaque dentro de qualquer decoração. Ele pode ser aplicado em todas as superfícies do dormitório ou apenas em uma, criando um ambiente descontraído.

Para garantir a harmonia do quarto, escolha um arranjo de cama que esteja de acordo com a parede do local.

Boas combinações, nesses casos, podem ser as estampas geométricas como as listradas, de modo que se a parede recebeu a aplicação de um papel de parede escuro é interessante utilizar uma colcha com tons mais claros e vice-versa.

02. Mix de estampas na sala

Se você tem um sofá sob medida totalmente customizado com uma estampa Paisley, pode ser interessante utilizar almofadas com um design mais simples, já que a primeira possui bastante personalidade. 

Dessa maneira, escolher um revestimento com risca de giz mais discreto pode ser uma opção de ornamentar bem a sua sala. 

Não se esqueça de escolher tons que harmonizem também com a cortina e o tapete, de modo que pelo menos algum desses elementos pode ter uma cor única, valorizando o ambiente e deixando ele menos carregado. 

03. Mix de estampas na cozinha

A cozinha é um cômodo que pode acolher perfeitamente o uso de diferentes estampas. Não à toa, o mostruário de uma loja de móveis pode utilizar até mesmo uma sugestão de azulejos decorados, deixando o espaço mais gracioso.

Justamente por isso, uma ideia para deixar a sua cozinha mais aconchegante é recorrer a toalhas de mesa que tenham estampas florais, ou mesmo no estilo poá, que deixam o local mais delicado. 

Além disso, hoje é possível encontrar panelas que possuem um revestimento diferenciado, com vários tipos de formas e figuras, que podem ser exibidas nas paredes do ambiente.

04. Mix de estampas no banheiro

O seu banheiro pode receber uma atenção especial na decoração com um mix de estampas. 

Elas podem ser aplicadas nas toalhas de banho, de rosto, cortinas e tapetes, criando um ambiente único. 

É possível apostar em tons claros ou escuros, mesclando entre os principais estilos. O quadriculado e o Pied-de-coq podem contribuir para um ambiente elegante e diferenciado. 

Considerações finais

Garantir que a sua casa tenha um mix de estampas atrativo e harmonioso é fundamental para valorizar o imóvel e promover ambientes únicos e aconchegantes.

Há uma série de possibilidades, que devem ser aplicadas de acordo com as preferências do proprietário da casa.

De qualquer modo, a escolha de estampas com tamanhos diferentes e com tons variados pode garantir que cada cômodo receba uma atenção especial e uma decoração exclusiva. 

Sendo assim, não deixe de buscar diferentes opções, de modo a garantir que cada elemento presente dentro do seu lar contribua para o cenário que você deseja, conseguindo assim otimizar a aparência geral do imóvel e desfrutar de um espaço especial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.