fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

Bem Estar e Decoração

Móveis para escritório para montar seu home office

12/05/2020

Móveis para escritório para montar seu home office

Nos reinventar: pode ter certeza, o ser humano sempre se tornou mais forte depois de grandes acontecimentos. Agora, não será diferente. Muitos profissionais estão descobrindo formas de desempenhar as suas tarefas em regime de home office. Contudo, para garantir a sua produtividade, precisará montar um ambiente adequado, com bons móveis para escritório.

Se você é uma destas pessoas que não ficou de bobeira na quarentena e tem aproveitado este momento para trabalhar e estudar, deve conferir este texto.

Aqui vamos falar sobre como planejar um home office, desde prever espaço para tudo que precisa para desempenhar as suas tarefas, até mesmo aos itens para tornar este ambiente mais agradável possível. Aprecie este momento de ficar em casa.

sugestoes-moveis-para-escritorio-em-casa
Lu Boschi Designer de Interiores

De que tamanho deve ser um home office?

Se fala muito, nestes tempos, em trabalhar em regime de home office. Contudo, trabalhar em casa é bastante desafiador e não significa ficar na cama, sob as cobertas, de pijama e com o notebook em mãos. Deve-se achar um espaço adequado para o seu material de estudo e de trabalho do mesmo modo como faria se fosse em um escritório de empresa.

sugestoes-moveis-para-escritorio-em-casa
Be Ok – Arquitetura | Design e Lia Strauss

Improvisos nesta hora até que são permitidos, mas para tudo tem limites. Se você quer manter um bom ritmo de trabalho, concentração, alegria, inspiração e mais, o local do seu home office deve ser bem escolhido e adaptado. 

Não é qualquer espaço dentro da sua casa que poderá ser transformado em escritório. Primeiro, é preciso certificar que há boa ventilação e iluminação, além de pontos elétricos para ligar equipamentos.

O seu escritório em casa também deve apresentar espaço suficiente para colocar as peças mobiliárias que você necessitará.

Afinal, você precisará de um apoio para o seu computador, além de um bom assento. E, fora isto, será preciso ainda sobrar espaço no local para a circulação. Se tivéssemos que estimar uma área mínima para tudo isto, seria em torno de 5,50 a 6 metros quadrados.

sugestoes-moveis-para-escritorio-em-casa
Espaço do Traço Arquitetura

Quais móveis para escritório usar?

Se você fizer uma busca rápida na internet encontrará exemplos de soluções muito bem elaboradas de aproveitamentos de espaços para montagem de home office. 

Nota-se que, às vezes, é feita só uma simples tentativa de aproveitamento de área vazia e sem utilidade dentro de casa. Em outros casos, é reservado um cômodo inteiro para a montagem do pequeno escritório.

sugestoes-moveis-para-escritorio-em-casa
Mutabile Arquitetura
sugestoes-moveis-para-escritorio-em-casa
Gislene Lopes

O fato é que é impossível não notar as diferenças entre um escritório comum de empresa para os escritórios montados dentro de residências. A característica mais marcante dos home offices é o conforto, sem dúvidas. 

Enfim, trabalhar em casa tem que ter as suas vantagens. E uma, por acaso, é desempenhar as tarefas em um ambiente mais personalizado ao gosto do usuário.

Isto quer dizer que itens que você não consideraria ter no escritório da sua empresa podem ser adotados para a decoração do seu escritório em casa. 

Mas é claro que isto não exclui os itens básicos da ambientação de espaço de trabalho. Pelo contrário, eles ainda deverão constar em sua lista de planejamento.

sugestoes-moveis-para-escritorio-em-casa
Karen Pisacane e Idealizzare Arquitetos -Consultoria em projetos

O primeiro deles é a mesa para o computador – que deve ter algo em torno de 90 a 150 cm de comprimento, 45 a 60 cm de profundidade, e 75 cm de altura. E este móvel deve estar acompanhado de uma cadeira compatível com as suas medidas e muito bem ergonômica, ou seja, que se adapte bem à coluna.

Pode-se dizer que este é o mínimo de peças necessárias para um home office. Contudo, devido à sua atividade, você pode sentir que será preciso ter, no seu espaço de trabalho, mais outros itens mobiliários. 

Por exemplo, prateleiras e nichos – abertos e fechados – para suporte de livros, pastas de trabalho e mais; e gaveteiros, para guardar material de escritório e dar apoio a impressoras e scanners.

sugestoes-moveis-para-escritorio-em-casa
Hildebrand Silva Arquitetura
sugestoes-moveis-para-escritorio-em-casa
BIBIANA MENEGAZ – ARQUITETURA DE ATMOSFERA

Que outros detalhes podem ser acrescidos à decoração do home office para aumentar a produtividade do trabalhador?

Neste espaço você está livre para personalizar a decoração, criando um cenário que realmente te inspire e te faça ser mais produtivo no dia-a-dia. 

Começando pelos próprios móveis, que podem apresentar um design colorido, brilho e mais detalhes realmente diferenciados. E ainda se teria os ornamentos.

Certos objetos realmente podem produzir, na decoração de um home office, um efeito super a favor da boa produtividade de trabalho. 

Por exemplo, quadros e banners com imagens coloridas de paisagens de lugares que você gosta. Também artigos que fiquem em movimento, como móbiles e fontes. Plantas vivas. E livros e certificados que lembrem os seus objetivos como profissional.

sugestoes-moveis-para-escritorio-em-casa
Alex Bonilha
sugestoes-moveis-para-escritorio-em-casa
Adelia Ibiapina

Enfim, se você se sentir feliz e confortável, certamente produzirá mais. E este sentimento também é possível de se ter em um home office.

Mas não basta elaborar uma boa decoração para este espaço, com bons móveis para escritório. É preciso compromisso e responsabilidade da sua parte para manter uma rotina regrada. Do contrário, nunca será possível seguir um regime de trabalho em casa. 

Essas sugestões de móveis para escritório foram criadas pela equipe Viva Decora.