Tipos de mármore: conheça os principais modelos e diferentes aplicações
Existem diversos tipos de mármore que podem ser utilizados seja no planejamento de um projeto, quanto na reforma do seu apartamento. Afinal, a variedade de modelos que existe facilita o processo de escolha para qualquer forma de utilização do revestimento.
Por se tratar de uma pedra elegante e que pode ser facilmente combinada com diferentes estilos e cores, é ideal para criar refinadas superfícies e garantir muita sofisticação aos ambientes da sua casa.
Confira, a seguir, quais são os principais tipos de mármore, além de ideias de aplicação.
O que é o mármore?
O mármore é uma rocha metamórfica, ou seja, sua origem é derivada do calcário, após a exposição a altas temperaturas e pressão, ao longo de muitos anos. Além disso, essa formação é típica de locais próximos à atividade vulcânica.
Dessa forma, sua composição se dá a partir da combinação de diversos minerais, enquanto a variedade de cores e padronagens acontece a partir do resultado das diferentes condições de pressão e temperatura para as quais o mármore é exposto.
Qual é a diferença entre o mármore e o granito?
Por ambos tratarem-se de pedras, muitas pessoas podem confundir o mármore e o granito, mas existem características próprias que os diferenciam.
Enquanto o granito possui uma textura mais granulada, o mármore apresenta vincos que marcam sua superfície. Além disso, o granito é mais brilhante do que o mármore.
E quando o assunto é resistência, o granito é mais duro em comparação ao mármore, que por sua vez, é mais poroso, e assim, absorve mais umidade. Entretanto, vale lembrar que estas são apenas especificidades de cada um.
Quais são os principais tipos de mármore?
Por existirem condições únicas que resultam em diferentes tipos de mármore, a combinação de minérios e fatores citados anteriormente como a temperatura e a pressão geram várias formas de mármore. Confira!
Mármore Nero
Também conhecido como mármore preto, o Nero possui uma origem da Espanha, é muito bonito e contém nervuras brancas longas que compõem a sua padronagem. Perfeito para quem prefere uma decoração mais moderna ou contemporânea.
Sua tonalidade preta torna-o ideal para ambientes como banheiros e cozinhas, seja em pisos, bancadas, gabinetes ou paredes, pois ajuda a camuflar sujeiras e possíveis manchas.
Mármore Sivec
Com grande durabilidade e resistência, e originário da Eslovênia, o Sivec é a escolha perfeita para ambientes com grande circulação de pessoas, como nas áreas externas. Você pode criar uma bela decoração no hall de entrada, por exemplo.
Por ser uma pedra branca com veios e pintas acinzentadas ou cristalizadas, também pode ser usada em bancadas, já que garante uma estética mais clean e sofisticada.
Mármore Carrara
O mármore carrara é originário da Itália e partir de tons mais claros e vincos acinzentados, também é conhecido como mármore branco. De textura porosa e muito utilizado na era Renascentista, é apreciado pela sofisticação que garante aos ambientes.
Indicado para quartos e salas, por exemplo, é uma pedra delicada e, portanto, é importante evitar ambientes muito úmidos como o banheiro e a cozinha, para não manchar a peça. Portanto, a limpeza deve ser feita com cuidado utilizando um pano limpo.
Mármore Piguês
De origem grega, é um mármore de tonalidade mais clara, e até se assemelha bastante com o carrara, porém o piguês possui maior homogeneidade na padronagem do mármore, pois suas nervuras são mais espaçadas.
Ideal para revestimentos de pisos e paredes, já que oferece uma estética suave e ao mesmo tempo elegante para os cômodos. Além disso, sua tonalidade clara deixa o ambiente mais iluminado e traz a sensação de amplitude.
Mármore Travertino
Também italiano e bastante poroso, o Travertino pode variar entre tons de creme, amarronzados ou beges, é mais indicado para ambientes internos e sem contato com a umidade.
Seja para os revestimentos da sala de estar ou do quarto do casal, este tipo de mármore também é bastante utilizado em tampos de mesa, bancadas e até em colunas.
Mármore Ônix
É a escolha unânime em projetos luxuosos que pedem bastante elegância, e funciona muito bem em superfícies bem iluminadas, como as paredes, por exemplo, já que a sua tonalidade varia do dourado claro ao vermelho intenso, como rubi.
Originário do México e do Paquistão, o mármore ônix possui uma padronagem exuberante. Portanto, pode ser aplicada em halls de entrada, lavabos, salas de estar, banheiros e cubas.
Mármore Calacatta Oro
De origem italiana e em tons de cinza com nervuras amarelas, o Calacatta Oro é conhecido como um dos tipos de mármore mais caros. A sua aplicação é ideal para ambientes internos.
Muito presente em projetos de alto padrão, confere um visual único, repleto de elegância. Além disso, é comumente usado em bordas de pias e de bancadas, como um detalhe sofisticado.
Leia também: Conheça 5 modelos de revestimento para o seu apartamento
Acabamentos para o mármore
Para garantir que a pedra de mármore escolhida dure por mais tempo, é importante fazer sua limpeza regularmente e selecionar o acabamento que precisa ser compatível com o tipo de mármore instalado.
8 tipos de acabamento para o mármore
- Bruto: por não receber nenhum tipo de tratamento, a pedra de mármore é instalada de forma natural, ou seja, da mesma maneira em que foi retirada da natureza;
- Jateado: indicados para o uso em áreas externas e úmidas, é um acabamento com aspecto mais áspero, por conta do jato à base de areia em alta pressão que recebe;
- Flameado: também por meio de um processo em que recebe um jato, mas desta vez, de fogo, é um acabamento utilizado para remover o aspecto de brilho do mármore e torná-lo mais áspero;
- Levigado: com um acabamento liso e uniforme feito a partir de um lixamento com abrasivos, até ter um aspecto opaco ou semi-polido, é uma ótima pedida para uma decoração mais minimalista;
- Resinado: indicado para banheiros e cozinhas, possui um acabamento de resina líquida, assim seus poros e fissuras são fechados e conferem um aspecto brilhante ao mármore;
- Apicoado: este acabamento é feito num processo em que a pedra é desbastada para lhe conferir maior aderência;
- Polido: após ser polido, o mármore ganha um brilho único, uma característica que garante a sofisticação. No entanto, a pedra pode ficar bem escorregadia se tiver contato com a água, portanto, é preciso planejar onde será instalada, com muito cuidado;
- Cristalização: a cristalização é feita com a finalidade de adicionar uma película no mármore para protegê-lo e, além disso, esse processo garante que a pedra possa ser usada como piso.
Agora que você já conhece diferentes tipos de mármore, suas características e especificidades, que tal conhecer um pouco mais sobre o marmorato?