fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DICAS

A importância do equilíbrio na relação entre trabalho e descanso

04/08/2020

A importância do equilíbrio na relação entre trabalho e descanso

Que todo desequilíbrio faz mal, muitas pessoas já sabem; mas quando temos a sensação de que estamos “perdendo algo”, fica difícil igualar a balança. Quando sentimos uma espécie de culpa por aproveitar um tempo só nosso, por exemplo, é sinal de que a relação entre trabalho e descanso está desproporcional.

Neste período de pandemia, muitos comportamentos e hábitos mudaram repentinamente. Nossa rotina agora requer atenção redobrada com saúde, roupas, higiene e até mesmo as compras que fazemos. Juntando tudo isso ao home office, podemos imaginar como é fácil negligenciar o descanso.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este artigo e mostrar por que é importante equilibrar a relação entre trabalho e descanso e como você pode se organizar melhor. Continue conosco e confira!

A nova rotina de trabalho

Mesmo não batendo mais cartão, muitos brasileiros continuam precisando cumprir uma jornada fixa durante o isolamento social. Porém, em casa, o tempo precisa ser bem gerenciado para conciliar reuniões por videochamada e os afazeres domésticos, por exemplo.

Para muitas pessoas, o desafio para equilibrar todas as atividades é ainda maior. Não mudar de espaço não nos dá a devida clareza de que alternamos o contexto. Quando precisamos sair do trabalho e nos deslocar até casa, fica mais fácil entender que essa transição aconteceu.

Porém, em casa, as coisas são um pouco diferentes. O almoço acontece a um cômodo de distância, mas ainda tem um intervalo específico. Essa situação pode acabar confundindo o nosso organismo e prejudicar a adaptação.

Por isso, cultivar bons hábitos do dia a dia é essencial para ter uma rotina mais organizada. Evitar trabalhar de pijama e se arrumar todos os dias pela manhã é algo que pode ajudar a entender que, dali em diante, você ficará por conta do trabalho.

Conciliar tudo isso com crianças e pouco espaço é ainda mais complexo; mas no atual cenário, é importante. Apesar de a nova rotina ter surgindo repentinamente, é necessário procurar se ajustar e conciliar suas atividades do trabalho com a convivência com todos os que moram na mesma casa.

A importância de conciliar trabalho e descanso

Como consequência de ficarmos muitas vezes no mesmo ambiente para variadas atividades, acabamos esquecendo de separar espaço e tempo. Nos tópicos a seguir, listamos alguns elementos que mostram por que é importante encontrar tempo para o descanso, mesmo durante o trabalho.

Despertar a criatividade

Nenhuma mente cansada pensa com liberdade criativa. Para que a criatividade venha, precisamos dar a ela espaço, inspiração e a chance de preencher nossos pensamentos. Isso é impossível se estivermos focados em outras tarefas o tempo todo, ou olhando as situações apenas por um ângulo.

Tomar um certo distanciamento dos problemas pode nos fazer enxergá-los com outra perspectiva. Conversar sobre eles, ouvir opiniões e não apenas travar em “preciso resolver isso” nos ajuda a ver soluções mais inteligentes e inovadoras sobre essas situações.

Evitar o cansaço extremo

Ao atingir um nível muito alto de exaustão mental, não conseguimos desenvolver muito bem os pensamentos. Nossa atenção fica reduzida, temos dificuldade de compreender coisas simples, e a chance de deixarmos passar informações importantes aumenta.

Sendo assim, evitar o cansaço extremo é essencial não somente para ter um bom rendimento, mas também para não precisar lidar com consequências negativas no futuro.

Isso envolve tanto problemas de saúde, que podem deixar sequelas mais sérias (como alguma lesão decorrente de esforço repetitivo) quanto problemas causados por más decisões em um momento de fadiga mental.

Manter uma boa saúde

Fazer exercícios, mesmo que em casa e com poucos (ou nenhum) equipamentos, também contribui muito para fazer um descanso saudável. Assim, se você consegue conciliar seus horários com alguma atividade física, sua saúde agradece.

Além disso, é imprescindível ter atenção com a sua postura durante o período de trabalho, ainda mais estando em casa. Por isso, é fundamental organizar o home office, priorizando a ergonomia.

Reduzir o estresse

Jornadas de trabalho, seja fora ou dentro de casa, podem ser exaustivas tanto mental quanto fisicamente. O acúmulo de horas a fio de trabalho, ou com pausas muito cronometradas para almoços ou pequenos lanches, pode ser um facilitador para uma crise de estresse.

Uma pausa maior entre as tarefas do trabalho facilita o alívio das pressões externas. Mudar o foco, conversar sobre outros assuntos, ouvir uma música ou mesmo comer algo gostoso ajuda a reduzir a tensão e faz a manutenção da saúde física, psicológica e emocional.

Planilha de rotinas para organização do seu trabalhoPowered by Rock Convert

As melhores formas de se organizar para ter pausas no trabalho

Algumas mudanças dentro de casa são necessárias para que essa nova rotina seja mais fluída e saudável. Algumas delas facilitarão, inclusive, a convivência dos moradores e a organização de toda a casa.

Ter horários para comer juntos pode facilitar a programação do dia e a divisão de tarefas, como o revezamento de quem cozinha e quem fica com a louça. Além disso, é uma excelente oportunidade para ter um bom convívio com a família e colocar o papo em dia.

Ter um local separado para o trabalho também contribui para melhorar o foco. Assim, você pode chegar àquele espaço, que pode ser um cômodo específico ou mesmo uma mesa, e se comportar como se estivesse de fato no local de trabalho. Além disso, ao sair do espaço você terá uma melhor sensação de descanso e distanciamento das responsabilidades profissionais.

Achar que é o trabalho incessante que entrega bons resultados ainda é um erro cometido por muitos, e a rotina de trabalho em casa dificulta essa percepção. Além de prejudicar as suas condições físicas e emocionais, também compromete a produtividade e, consequentemente, os resultados da companhia.

Ter pausas no trabalho é essencial para garantir o bem-estar e o equilíbrio de todos. Além disso, com uma boa organização, será possível chegar ao fim do dia com o trabalho cumprido e as metas atingidas, gerando mais satisfação pessoal e profissional.

Agora que já sabe a importância de um bom equilíbrio entre trabalho e descanso, aproveite para conferir também dicas para economizar em casa!