fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

Bem Estar e Decoração

Vale a pena apostar em azulejos coloridos?

27/07/2020

Vale a pena apostar em azulejos coloridos?

Muita gente procura azulejos coloridos para revestir os cômodos e decorá-los. Trata-se de uma opção muito bonita, mas que exige cuidado na hora de sua aplicação.

Saber combinar cores com outros pontos é importante para não errar ou não se arrepender da escolha. Afinal, não gostar do resultado pode fazer com que você tenha que conviver com ele ou gastar mais dinheiro trocando tudo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens do azulejo colorido para revestir diversas partes de um imóvel.

Vantagens dos azulejos coloridos

Os azulejos coloridos trazem muito mais estilo para qualquer ambiente. São os preferidos entre aqueles que querem trazer mais ousadia para a sua decoração, principalmente em ambientes como banheiro e cozinha.

Só que estamos falando de um tipo de piso que é tão charmoso, que pode ser colocado em qualquer ambiente, até mesmo na sala ou nos quartos. Algumas pessoas, por exemplo, costumam utilizá-lo para cobrir apenas uma parede.

Há, ainda, quem prefira utilizá-lo em varandas, salas de jantar e outros espaços internos e externos. 

O adesivo personalizado para parede também é uma opção para isso, mas os azulejos coloridos trazem vantagens como:   

São ecologicamente corretos

Além de charmosos e versáteis, esse tipo de azulejo é ecologicamente correto, por isso ele voltou a ser a um dos preferidos por quem está construindo ou reformando.

Sustentabilidade é algo que está cada vez mais em pauta na construção civil e na fabricação de materiais de construção. Por isso, além de deixar os ambientes lindos, esse tipo de azulejo se preocupa com o meio ambiente.

Alta durabilidade

São itens feitos artesanalmente, em moldes metálicos e com base em uma mistura de matéria-prima como o cimento. Isso traz mais durabilidade ao produto, assim como acontece com a pastilha de vidro.

Dessa forma, pode ser aplicado tanto em áreas externas quanto internas, e também em ambientes com maior índice de umidade, como banheiros, saunas e piscinas.

Pode ser utilizado como piso

Sua alta resistência permite que esse material seja usado como piso, caindo muito bem em áreas como:

  • Pisos de varandas;
  • Pisos de banheiro;
  • Espaços gourmet;
  • Calçadas.

Desvantagens dos azulejos coloridos

Quando se fala em construir ou reformar, todo tipo de material apresenta suas vantagens e desvantagens. Isso vai depender da necessidade e do projeto de cada um, além das possibilidades de investimento.

Dentre os cuidados ao aplicar os azulejos coloridos, podemos citar:

Combinação das cores

É importante se atentar quanto à combinação das cores e a harmonia com móveis planejados para cozinha e outras partes da decoração.

Uma mistura desregrada pode pesar visualmente o ambiente e prejudicar o contexto do espaço de uma maneira geral. Por isso, o ideal é contar com a orientação de um bom profissional.

Independentemente do cômodo em que ele seja aplicado, é importante optar por móveis neutros, pois as cores do azulejo sempre se sobressaem, o que exige um mobiliário mais sóbrio.

Então, por exemplo, se for aplicá-lo no banheiro, optar por móveis planejados em madeira é a melhor opção. 

Também é importante que uma parede seja escolhida para acompanhar o piso, causando sensação de amplitude no espaço.

Manutenção

Apesar de não ser necessário usar muitos produtos de limpeza nesse tipo de azulejo, é importante cuidar de sua limpeza para não encardir e prejudicar a vivacidade das cores.

Para isso, recomenda-se limpá-lo com água e sabão neutro, pelo menos uma vez por mês. Os produtos ácidos são proibidos, pois desgastam a cor e podem corroer o material.

Para manter o brilho e a beleza por mais tempo, o que acaba por valorizar o imóvel, usar cera a cada 15 dias é uma excelente opção. 

Apesar de sua alta durabilidade, se não for bem cuidado, esse revestimento pode perder totalmente a sua funcionalidade.

Conclusão

Quem quer ter ambientes alegres, marcantes e com muito estilo deve procurar pelos azulejos coloridos.

O maior cuidado a ser tomado é quanto à harmonização das cores, mas se você souber como fazer isso, terá em mãos uma das opções mais bonitas do mercado.

O melhor é que ele pode ser usado em diversos ambientes, o que vai trazer para a sua casa um aspecto único que só esse material pode oferecer. Em caso de dúvidas, um bom profissional pode ajudar você na escolha do azulejo colorido ideal.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.