fbpx

Vantagens que o uso da lâmpada led oferece para a sua casa e o meio-ambiente

A lâmpada led é a melhor opção em lâmpadas que podemos encontrar no mercado. Ela cumpre o seu papel, sem afetar o meio ambiente, como aquelas que usávamos antigamente.

Inclusive, sustentabilidade e economia são dois assuntos muito em pauta hoje em dia, uma vez que as pessoas se preocupam com o meio ambiente e procuram soluções que não afetem o seu bolso.

Neste artigo, vamos explicar o que é lâmpada de led e quais são as vantagens que ela oferece em termos de sustentabilidade, economia e decoração.

O que é lâmpada de LED?

LED é uma sigla para Light Emitting Diode, sendo um componente eletrônico que gera luz com baixo consumo. Ao contrário das lâmpadas comuns, elas não possuem filamento, por isso duram mais e não produzem tanto calor.

Ela possui uma fita de LED em seu interior, que produz luz quando em contato com a energia proveniente do projeto de instalações elétricas do imóvel.

Além disso, faz uso de um circuito eletrônico que ajusta a tensão para 12 V, o suficiente para que a lâmpada funcione. No mercado, é possível encontrar diferentes tipos de lâmpadas de LED, como:

  • Tubular;
  • Bolinha;
  • Bulbo;
  • Milho;
  • Vela;
  • Rosca.

Os diferentes tipos criados têm como intenção facilitar a substituição das lâmpadas comuns, de modo a atender às necessidades das pessoas. Além disso, as lâmpadas de LED têm o propósito de entregar muitas vantagens, como veremos a seguir.

Vantagens das lâmpadas de LED

Esse tipo de lâmpada é muito vantajoso por diversas razões, principalmente para o meio ambiente. Pelo fato de economizar eletricidade, a emissão de carbono é reduzida.

Elas não emitem radiação UV e não possuem mercúrio em sua composição, portanto, são indicadas para qualquer espaço, principalmente em ambientes onde essa radiação é indesejada.

Você pode usar essas lâmpadas em todo o seu projeto de automação residencial, pois a ausência de mercúrio não contamina a natureza, caso o descarte seja feito de maneira incorreta.

Também tem vida útil mais longa, portanto, a quantidade de descarte é menor. Sua durabilidade é 25 vezes maior do que a de outros tipos. Sendo assim, cada usuário troca menos de lâmpada, o que reduz o descarte no meio ambiente.

Além de contribuir com a natureza, a tecnologia LED é ótima para o seu bolso. Para se ter uma ideia, é possível economizar até 80% de energia elétrica com seu uso.

Isso acontece por causa do diodo, que possui boa capacidade de iluminação, sem consumir tanta energia. Toda a corrente elétrica que passa por essas lâmpadas é revertida em iluminação e não em calor.

Sua alta durabilidade também se converte em economia, afinal, você se preocupa muito menos em comprar novas lâmpadas para iluminar a sua casa.

Com o tempo de duração da vida útil do LED, você pode utilizar uma lâmpada desse tipo por anos, enquanto no mesmo período, precisaria trocar várias vezes se usasse uma incandescente, por exemplo.  

Só que além dos benefícios para o meio ambiente confirmados pelos estudos de impacto ambiental e da economia, as lâmpadas de LED são muito vantajosas também para a sua decoração.

Elas são altamente decorativas, pois é possível controlar o seu fluxo luminoso, variar na tonalidade do branco e na iluminação, escolher o tom que mais combina com a sua decoração e, ainda, encontrar as versões coloridas.

Esse tipo é compatível com qualquer sistema de instalação, independentemente do modelo que você escolha e da funcionalidade que deseja.

O consumidor pode encontrar versões compactas, com fachos de luz muito eficientes e ainda atribuindo funções específicas para cada modelo que quiser usar. O espaço fica com o estilo que você quer, de um jeito sustentável e econômico.

Conclusão

Os cuidados com o meio ambiente por meio de práticas como reciclagem de lixo eletrônico, separar os tipos de lixo, dentre outras ações, são nossas obrigações. E o uso da lâmpada de LED se enquadra nesse quesito.

Como vimos, elas são favoráveis à natureza, mas também ao seu dinheiro e à sua decoração. Sem falar que depois de utilizá-las, você nunca mais vai querer outro tipo.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre as lâmpadas de LED e os benefícios delas para o seu lar e para o ecossistema. Agora está pronto para incluí-la no projeto de iluminação do seu lar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.