fbpx
Confira tudo sobre a varanda gourmet, além de dicas de decoração para transformar o ambiente e ter muito conforto.

Varanda gourmet: o que é, dicas e inspirações para decorá-la!

A varanda gourmet é indispensável na busca do apartamento dos sonhos, afinal, é uma área de convivência projetada com o objetivo de facilitar a interação social e é estruturada com eletrodomésticos e móveis para facilitar o preparo das refeições.

Além de oferecer muito conforto e priorizar a socialização dos moradores com seus convidados, pode garantir muito charme e sofisticação para o seu lar. Portanto, é uma ótima pedida caprichar na decoração deste ambiente.

Confira mais informações sobre a varanda gourmet, além de dicas imperdíveis para decorar o espaço de forma prática e elegante.

O que é varanda gourmet?

A varanda gourmet é um ambiente reservado para confraternizações, momentos de relaxamento, atividades recreativas e para receber os amigos e familiares com conforto e aconchego.

Como funciona como uma área de lazer privada, a qualificação gourmet surge a partir da funcionalidade extra que recebe ao ser equipada com churrasqueira, puffs, cooktop, cadeiras, mesa e/ou outros móveis com o objetivo de tornar a varanda ainda mais exclusiva.

Outra característica muito marcante é a possibilidade de decoração variada, já que surge a partir do gosto e das necessidades dos moradores, fator que também contribui para a valorização do imóvel.

Como fazer a decoração da varanda gourmet?

Para a decoração de varanda gourmet uma dica essencial é integrar a varanda com o restante da residência, como com a sala de estar, por exemplo, para dar continuidade aos ambientes e uma maior sensação de amplitude.

Desse modo, para garantir todos os benefícios que a varanda gourmet pode trazer, é indispensável pensar na decoração, afinal, ela é essencial para que os momentos de relaxamento, as confraternizações e as pequenas reuniões em casa sejam ainda mais especiais.

Confira dicas e inspirações especiais para fazer a decoração da varanda gourmet.

1. Defina um estilo de decoração 

Em primeiro lugar, é essencial que você avalie a decoração de todo o seu apartamento, assim terá um referencial, e então, poderá definir um estilo decorativo para a varanda gourmet que seja harmônico em relação aos demais cômodos. 

Planta do Living Hectare Anália Franco de 122 m², que conta com terraço gourmet, além de 3 suítes.
Planta do Living Hectare Anália Franco de 122 m², que conta com terraço gourmet, além de 3 suítes. Fonte: Living

A partir disto, é interessante pensar na iluminação e outros elementos de decoração que podem transformar o espaço com vasos elegantes, plantas pendentes, uma mini horta funcional, puffs confortáveis, entre outros itens.

2. Invista em revestimentos de qualidade

Os revestimentos fazem toda a diferença, já que dão o tom decorativo inicial para os ambientes. Por esse motivo, é interessante pensar no estilo de decoração do espaço antes de selecionar o revestimento, e é claro, de boa qualidade.

Varanda gourmet com um estilo mais despojado e moderno para a sua casa.
Que tal um estilo mais despojado e moderno para a sua varanda gourmet? Fonte: Pinterest

Para quem prefere o estilo rústico de decoração, os revestimentos em tons escuros como marrom, terra e tons mais alaranjados são ótimas opções. Para quem deseja um toque mais sofisticado, o marmorato é ideal. 

3. Equipe os espaço com móveis funcionais

Móveis como estofados, banquetas, poltronas, cadeiras, almofadas e até tapetes menores, são opções que transformam a varanda gourmet. Além disso, propiciam maior conforto e favorecem a convivência. 

Até os itens decorativos, como as plantas por exemplo, fazem toda a diferença e oferecem maior conforto na varanda gourmet.

Basta medir o local e entender quais as dimensões adequadas para o mobiliário escolhido, e assim, usar a criatividade. A dica é ter em mente que esta é uma área que pede maior aconchego, afinal, é um espaço de interação social.

Da mesma maneira, também é importante considerar que pode haver incidência de luminosidade ou até mesmo ação da chuva. Portanto, garanta que os estofados e as estruturas dos móveis sejam em material impermeabilizado, próprios para área externa, como: fibra sintética, pedra, polipropileno, acrílico, concreto, inox, etc

4. Capriche na escolha dos eletrodomésticos

Para trazer o “gourmet”, a escolha dos equipamentos é uma das principais etapas na decoração deste ambiente. Seja um forno de pizza, uma bancada de preparação de alimentos ou um frigobar, a ideia é optar por eletrodomésticos funcionais.

A dica é se atentar a detalhes que remetem a preparação dos alimentos, por exemplo: que tal optar por uma churrasqueira à gás que não emite fumaça? Ou seja, busque praticidade em equipamentos que oferecem um suporte a mais.

Quais vantagens a varanda gourmet oferece?

Considerada um dos principais desejos de consumo de quem está na jornada de compra de um apartamento novo, a varanda gourmet é uma tendência, além de uma das áreas de convivência mais apreciadas. 

Confira, a seguir, quais vantagens a varanda gourmet oferece aos moradores e visitantes.

Em primeiro lugar: garante muito conforto

As oportunidades de descansar são valiosas, principalmente após um longo dia de trabalho e uma semana frenética, não é mesmo? Nesse sentido, ter um espaço exclusivo para relaxar é essencial.

Puffs, poltronas e almofadas contribuem bastante para o conforto na varanda gourmet.
Puffs, poltronas e almofadas contribuem bastante para o conforto na varanda gourmet. Fonte: Pinterest 

A varanda gourmet é o ambiente ideal para desestressar. Você já pode até se imaginar em uma poltrona confortável, tomando uma taça de vinho, acompanhada de petiscos deliciosos, enquanto assiste o pôr do sol.

Favorece a interação entre as pessoas

Apesar da sala de estar ser um cômodo tradicionalmente escolhido para reunir toda família e/ou os amigos, é interessante descobrir novas propostas, e dessa forma, a varanda gourmet é uma excelente opção.

Por ser uma área que favorece a convivência e o lazer, e ainda, garantir um relaxante momento de contemplação do visual da cidade, é o espaço perfeito para garantir que as pessoas fiquem mais próximas e se sintam à vontade para interagir.

Contribui para a valorização do imóvel

Por se tratar de uma área exclusiva e privativa, a varanda gourmet agrega um valor ainda maior ao apartamento. Assim, torna o imóvel ainda mais atrativo para investidores, por exemplo. 

Isto acontece devido às diferentes finalidades que a varanda passa a exercer, a partir de uma decoração planejada bastante versátil e interessante, feita justamente a partir do objetivo de elevar o nível do projeto. 

Entrega uma recepção afetuosa

Pode parecer complicado organizar a casa e preparar uma boa recepção para os visitantes, mas a verdade é que quando se pode contar com um espaço próprio para isso, tudo fica mais fácil.

Sala do empreendimento Living Hereditá integrado à varanda gourmet.
Sala do empreendimento Living Hereditá integrado à varanda gourmet. Fonte: Living

A varanda gourmet permite concentrar os moradores e as visitas em um ambiente aconchegante, o que garante ainda mais diversão, além de uma troca saudável e alegre entre todos.

Possibilita ainda mais privacidade para todos

Por se tratar de um espaço amplo dentro do seu lar, confere mais autonomia e liberdade para que você aproveite todos os momentos e celebrações de forma mais privada e relaxante.

A varanda gourmet possui a ambientação ideal para oferecer mais privacidade. Além disso, dispensa a necessidade de alugar salões para festas mais privadas, como um aniversário com um grupo menor de participantes.

Se você deseja um apartamento com ótima infraestrutura e uma bela varanda gourmet, então, não deixe de conferir o Living Ipiranga.

Gostou do conteúdo? Então, leia também: Pé-direito alto: o que é e como aproveitar essa característica?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.