fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

BEM-ESTAR

Vida de casal: 8 dicas para uma convivência harmônica

23/06/2020

Vida de casal: 8 dicas para uma convivência harmônica

A vida de casal é bem gostosa. Dormir e acordar todos os dias pertinho de quem amamos no apartamento novo traz uma sensação muito boa. Porém, como nada é perfeito, é preciso ter consciência de que alguns ajustes no dia a dia são necessários para manter uma convivência harmônica.

Neste artigo, listamos algumas dicas que vão ajudá-los a ajeitarem as coisas e evitarem conflitos pequenos que podem virar uma bola de neve lá na frente. Continue a leitura para saber quais são elas!

1. Saiba que as decisões afetam os dois

A partir do momento que vocês resolvem morar juntos ou se casam, precisam ter consciência de que as decisões que um adota vão afetar diretamente a vida de ambos, inclusive as finanças do casal.

Então, se antes você costumava gastar determinado valor com delivery por mês, por exemplo, agora deve dialogar e ver se ainda é possível manter esse tipo de despesa. O mesmo vale para qualquer outra escolha. O ideal é sempre um consultar o outro para juntos encontrarem as melhores soluções.

2. Aprenda a conviver com os pequenos defeitos

Guarde sempre o conselho de que “é melhor ter paz do que ter razão”. Algumas coisas não valem a pena se desenvolverem para um desentendimento maior. Se daqui a um tempo não vai fazer diferença ou você nem vai se lembrar do que originou a briguinha, então é algo que pode ser mais fácil de lidar.

3. Entenda as diferenças

Assim como temos defeitos, temos diferenças. Um levanta cedo, enquanto o outro gosta de dormir até tarde. Um prefere assistir séries, já o outro opta por ficar lendo em um cantinho com conforto e estilo.

Entender e aceitar tais diferenças é essencial para que a vida de casal seja harmoniosa. Diferentemente dos defeitos, aspectos esses que podem ser trabalhados, as individualidades precisam ser respeitadas para que o relacionamento continue saudável.

4. Tenha dedicação

Não adianta acharmos que só o amor e o respeito garantem um relacionamento. Lembrem-se do início de namoro, quando sempre havia alguma surpresa, algum presente fora de data, umas declarações inesperadas, entre outras coisas afins.

Foram esses esforços que fizeram vocês se manterem apaixonados e são eles que vão deixar tal sentimento permanecer aceso. Caso contrário, corre-se o risco de as coisas caírem na rotina e ficarem mais monótonas.

De tempos em tempos, planeje um jantar diferenciado, leve a pessoa amada para conhecer um lugar novo, programe uma viagem de fim de semana, planeje férias e aposte em outras atitudes assim. Elas vão ajudá-los a sair da rotina e manter a admiração em alta.

5. Foque no diálogo

Um bom diálogo facilita bastante a rotina e torna a vida de casal mais fácil. Vocês precisam deixar claro quais situações incomodam e quais atitudes o outro tem que provoca chateações — geralmente ligadas aos pequenos defeitos citados ali em cima.

Além disso, é muito importante se policiar para tentar não invalidar os sentimentos do outro. Por mais que algo possa parecer insignificante, isso influencia a forma como a pessoa amada se sente em relação ao nós.

Nessas horas, exercitar a empatia é indispensável. Pense sempre em como você se sentiria se a outra pessoa não conseguisse entender a sua reclamação ou achasse que você está reclamando sem motivos.

6. Faça concessões

Essa é, talvez, uma das dicas mais importantes para a vida de casal. O dia a dia é feito de concessões de ambas as partes. Existem situações em que é necessário abrir mão de algo para evitar pequenos desgastes.

É crucial encontrar um equilíbrio. Afinal, se só uma pessoa dá o braço a torcer sempre, chega um momento em que ela pode ficar sobrecarregada e frustrada com o relacionamento.

7. Resolva todos os conflitos

No dia a dia de um casal, é natural que alguns conflitos ocorram, principalmente depois de certo tempo de convívio. É essencial que vocês reconheçam os impasses e encontrem formas de resolvê-los da melhor maneira possível.

Quanto mais tempo vocês passam sem conversar nem se entender, mais complicadas as coisas ficam. Dependendo do tamanho do desentendimento, existem mágoas que podem ficar guardadas e vir à tona futuramente.

Conversar e tentar encontrar uma solução que seja satisfatória para ambas as partes é o melhor modo de evitar que isso prejudique a relação. É aí que entra também a importância de fazer concessões e saber que nem sempre é possível sair ganhando.

Tenha em mente que por menor que alguma situação pareça agora, lá na frente ela pode se somar a outras “bobeirinhas” e se tornar um grande problema para lidar. Portanto, é melhor resolver (ou deixar de lado) no momento em que os atritos acontecem.

8. Façam as coisas que gostam juntos

Apesar de manter a individualidade ser algo muito importante para o relacionamento funcionar, encontrar coisas em comum que vocês gostam de fazer também é. Isso ajuda a aumentar a proximidade entre o casal e a fortalecer a relação.

Vocês apreciam caminhar aos domingos pela manhã? Fazer exercícios físicos juntos? Assistir séries à noite? Conhecer um novo bar ou restaurante todo final de semana? Independentemente de qual seja o gosto, o importante é encontrar algo em comum que faça vocês felizes.

Com alguns acordos e uma busca pelo equilíbrio, a vida de casal pode ficar ainda melhor, proporcionar uma convivência harmoniosa no dia a dia e tornar a rotina mais leve. Lembrando que é um esforço mútuo, no qual os dois envolvidos precisam se dedicar a fazer o relacionamento dar certo — além de cultivar os bons sentimentos.

O que achou das nossas dicas? Tem alguma delas que você já coloca em prática em seu relacionamento?